Por que pele branca é mais propensa a apresentar sinais de envelhecimento

Da Redação

Melanina protege a pele contra agressões do meio ambiente Envelhecer é um processo natural e inevitável. As marcas deixadas na pele e no organismo estão associadas à herança genética e a fatores externos, como exposição solar, tabagismo, má alimentação, entre outros pontos que acabam afetando a beleza.

Continua após publicidade

Segundo a cirurgiã plástica Dra. Cristina Pires Camargo, não é mito que a pele branca é a mais propensa a apresentar sinais de envelhecimento, como rugas e sulcos, (flacidez da maçã do rosto) se comparada às demais etnias como a negra e a asiática.

“A pele branca é menos preparada para suportar as agressões do sol, tendo mais predisposição ao fotoenvelhecimento. Já a melanina contida na pele negra é diferente das demais raças, no que se refere à qualidade e a quantidade, podendo ser considerada um dos fatores que protegem a pele contra as agressões do meio ambiente”, explica a médica.

Já a pele do asiático, assim como a de mulatos, apresenta fototipos mais altos, segundo a classificação (abaixo), feita pelo médico americano, Dr. Thomas Fitzpatrick, da Escola de Medicina de Harvard. Além disso, esses tipos de pele têm o aumento da pigmentação natural, que protege a camada cutânea diante de inúmeras inflamações. O estudo determinou um tipo de classificação para cada pele, baseado na quantidade de melanina existente na pele e cabelos, e conforme a reação da pele à irradiação ultravioleta.

Estudo Dr. Fitzpatrick

Continua após publicidade

Pele muito clara sempre queima, nunca bronzeia
Pele clara sempre queima e, algumas vezes, bronzeia
Pele menos clara algumas vezes queima e sempre bronzeia
Pele morena clara raramente queima e sempre bronzeia
Pele morena escura, nunca queima e sempre bronzeia
Pele negra, nunca queima, sempre bronzeia

Tratamento

Da mesma maneira que os tipos de pele reagem de formas diferentes, as áreas que serão tratadas devem ser distintas e individualizadas, de acordo com a Dra. Cristina. “Para amenizar as rugas da pele branca é recomendada a aplicação de toxina botulínica tipo A e o preenchimento com ácido hialurônico para melhorar os sulcos, e outros tratamentos. Já para a pele asiática, é indicada a toxina botulínica para corrigir os pés de galinha e aumentar a abertura dos olhos, além do preenchimento para os lábios e maçã do rosto.”, assinala a médica.

Continua após publicidade

A pele negra necessita de tratamento especial na região entre as sobrancelhas, com a aplicação de toxina botulínica, preenchimento e até cirurgia. “O tratamento do sulco que marca demais a face negra, pode ser tratado com preenchimento com ácido hialurônico na região malar e nos sulcos”, finaliza a cirurgiã.

Fonte: Carruthers,JD,Glogau,RG et als.Plastic Reconstruct Surg:121(5) suppl:5S- 30S.2008