Saiba como cuidar da pele oloesa e prevenir acnes

Da Redação

Bastante comum entre os adolescentes, a acne é um mal que acomete também pessoas que possuem a pele chamada de oleosa ou acneica.

Continua após publicidade

Com textura mais espessa que os outros tipos de pele, poros dilatados, com cravos, espinhas e muito brilho, a pele acneica demanda cuidados específicos, uma vez que produz sebo em excesso pelas glândulas sebáceas, o que leva a tornar-se extremamente gordurosa.

Segundo a médica esteticista Elisabeth Correa Jacob, é preciso utilizar produtos que normalizem essa secreção. “Eles devem ter uma ação calmante e suavizante da superfície, que muitas vezes se encontra irritada e espessa”, explica. “Mesmo assim, devemos usar produtos neutros, que não retirem excessivamente a gordura da superfície, pois isso pode provocar um efeito rebote na produção de sebo”. Ela recomenda evitar os sabonetes muito ácidos ou alcalinos, aplicando após a higiene ativos como o hamamélis, a calêndula, o hortelã, a cânfora e o mentol, que contribuem no controle da oleosidade e promovem uma ação anti-inflamatória para a tonificação da pele.

“Devemos prevenir e eliminar os cravos, descongestionando, hidratando e prevenindo o envelhecimento.

Loções não oleosas ou geis são os mais adequados para esse tipo de pele. Por fim, para estimular a pele é indicado o uso de derivados da vitamina A (como o ácido retinoico ou o retialdeido), alfa hidroxiácidos (glicólico, láctico), o ácido salicílico, propilenoglicol e ureia.

Continua após publicidade

Da mesma forma, a médica recomenda aplicar protetores solares com veículo não oleoso, tipo oil free, para a proteção da pele contra o envelhecimento.

Além disso, é importante controlar a alimentação, evitando consumir produtos gordurosos, como frituras e chocolates.

"Poucas pessoas se dão conta, mas a pele é o maior órgão do corpo humano e corresponde a cerca de 10% a 15% do nosso peso corporal total. É nossa obrigação cuidar para que ela continue desempenhando seu principal papel, que é o de proteger o organismo, impedindo a entrada de substâncias nocivas e evitando a evaporação excessiva de água, o que levaria à desidratação do indivíduo”.

Continua após publicidade