Pensamentos acelerados que geram ansiedade: o que pode ser isso?

por Eduardo Ferreira Santos

"Ando com pensamentos acelerados que me causam ansiedade. Às vezes, parece que vou perder o controle sobre meu corpo e mente! Sinto como se estivesse ficando maluca! Às vezes tenho pensamentos que estou fazendo mal à minha família. Luto contra tudo isso, mas quanto mais luto, mais os sinto! Será que estou ficando louca? Sou um risco para minha família? Sei que não, pois apesar de sentir tudo isso, tenho minha razão, sei que é errado, mas mesmo sabendo da gravidade, sinto! Me ajude!"

Continua após publicidade

Resposta: Será que são os pensamentos acelerados que causam a ansiedade ou exatamente o oposto, isto é, a ansiedade causando pensamentos acelerados?

Existe, na Psiquiatria, o diagnóstico de Transtorno de Ansiedade Generalizada que, provavelmente, pode ser o seu caso.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada é uma doença comum. Tal como acontece com muitas condições de saúde mental, não se sabe ao certo o que causa esse distúrbio.

Acredita-se, porém, que o Transtorno de Ansiedade Generalizada esteja diretamente relacionado a alguns neurotransmissores que ocorrem naturalmente em nosso cérebro, a exemplo da serotonina, dopamina e norepinefrina.

Continua após publicidade

Outra crença é a de que um conjunto de fatores possam estar envolvidos nas razões pelas quais um indivíduo possa vir a apresentar a doença, entre eles genética e fatores externos, como o estresse do dia a dia e a qualidade de vida da pessoa.

É dificil fazer um diagnóstico preciso sem saber exatamente suas condições de vida e de saúde física atuais, pois são pequenos detalhes que apenas uma consulta com um especialista poderá esclarecer.

Sugiro que você procure ajuda médica (pode ser seu médico clínico, ginecologista ou mesmo um psiquiatra) para que seja feita uma avaliação clara de seu sofrimento.
 

Continua após publicidade