Tenho pensamentos ruins, mesmo em momentos muito felizes

por Eduardo Ferreira Santos

"Não sofro de depressão. O senhor saberia me explicar o que acontece comigo, a possível causa disso? O senhor teria alguma sugestão para que pensamentos invasivos em relação, por exemplo, às demandas normais do dia a dia, não interfiram nesses bons e seletos momentos que a vida proporciona?"

Continua após publicidade

Resposta: Todos nós temos características físicas e psíquicas resultantes de fatores genéticos modulados por fatores ambientais diversos.

Altura, tons de cor de cabelo, tons da pele, diferenças de inteligência e, particularmente, PERSONALIDADES diferentes.

Já há muitos anos, vários autores têm relacionado diferentes tipos de personalidade como o extrovertido e o introvertido, o perfeccionista, o ansioso, o paranoico (sente-se perseguido/rejeitado por todo mundo), o otimista que pode chegar a ser eufórico, o depressivo que, na verdade, é apenas um pessimista que vê o mundo de forma triste e negativa.

Talvez seja este último tipo o de sua personalidade que, embora não caracterize uma depressão, apresenta essa forte tendência para ter pensamentos negativos ou ruins nas mais diversas ocasiões.

Continua após publicidade

Mesmo não sendo em si um transtorno psiquiátrico, esse tipo de personalidade padece de um sofrimento psicológico constante e requer sim uma ajuda terapêutica, psicológica ou mesmo psiquiátrica.

Portanto, acredito que valeria a pena uma consulta a um especialista que poderia orientá-la nessa disfunção psicológica.