Sentimentos em relação a alguém vêm da imagem criada sobre ele

por Saulo Fong

Nossa mente cria imagens internas de tudo e de todos que conhecemos ou temos alguma referência.  

Continua após publicidade

A forma como essas imagens são criadas em nossa mente determina a interpretação que teremos em relação a algo ou alguém.

Cada um de nós, por exemplo, tem uma imagem interna de nossos pais, mesmo que não os conheçamos. Essa imagem interna determinará o sentimento que teremos em relação a eles.

Na maioria das vezes, essas imagens são criadas inconscientemente através de algum contexto ou situação. Entretanto, podemos conscientemente alterar essas imagens e assim mudar os sentimentos relacionados a uma determinada pessoa.

Experimente, por exemplo, visualizar alguma pessoa com quem você se sente desconfortável. Perceba qual a distância essa pessoa está de você, a altura, a localização e se é uma imagem colorida ou sem cor. Agora experimente alterar conscientemente essas características. Diminua o tamanho da imagem, deixe a imagem sem cor ou afaste a imagem de você. Perceba como essas alterações influenciam a sua percepção sobre essa pessoa.

Continua após publicidade

O nosso estado emocional diante das situações é determinado pela nossa percepção e interpretação dos fatos e das pessoas. Com esse novo recurso, você poderá ter mais flexibilidade para encontrar outras possibilidades de enfrentar e perceber as pessoas ao seu redor, melhorando assim sua forma de se relacionar com o mundo.