Por que sou candidato a essa vaga?

por Roberto Santos

"Estou me candidatando a uma vaga. Se eles me perguntarem por que sou candidato, o que eu respondo?"

Continua após publicidade

Resposta: A resposta mais simples sempre é: a verdade!

Porém, se você fez essa pergunta é por que tem outras preocupações quanto a falar toda a verdade, nada mais do que a verdade.

Sua consulta também indica que tem alguma dúvida sobre o objetivo do selecionador com a questão — ambos os pontos plenamente válidos.

Começando pelo segundo ponto, os bons entrevistadores de seleção querem entender as motivações e interesses do candidato para ocupar o cargo que está pleiteando, na empresa que ele(a) representa, são compatíveis com o que o cargo e a empresa podem oferecer. Por exemplo, se uma empresa está buscando um técnico especializado, para atuar na área de pesquisa e desenvolvimento, em que a motivação e ambição científicas são essenciais, e ao ouvir a pergunta "por que você está se candidatando a nossa vaga?", o candidato ou candidata responde que é pelo fato de poder ter um alto salário, com ótimos benefícios — provavelmente, vai deixar a empresa na dúvida se o(a) candidato(a) vai se enquadrar no cargo e na área.

Continua após publicidade

Do outro lado, a verdade que deve ser usada na resposta a essa pergunta, precisa vir acompanhada de uma lição de casa antes de ir à entrevista e uma disposição durante a entrevista. Primeiramente, é preciso pesquisar sobre a empresa e, se possível, sobre a área e o cargo para o qual se está concorrendo. Conhecidas essas informações, precisamos fazer um "exame de consciência" para avaliar o quanto essas condições da empresa, do departamento e do cargo, atendem aos nossos mais genuínos interesses e motivações — essa deve ser a base de sua resposta.

Durante a entrevista, precisamos ter a disposição e exercer nosso direito de fazer perguntas sobre os pontos que não conseguimos responder em nossa lição de casa. Nesse caso, antes de responder à pergunta que você menciona em sua consulta, podemos dizer algo do tipo: "além dos aspectos que me interessaram na cultura desta empresa, e o que já tenho de informações sobre o cargo e área de trabalho, posso fazer outras perguntas para poder complementar minha resposta sobre meu interesse pela oportunidade?".

Uma última palavra de alerta, deixe as perguntas sobre a remuneração prevista para o cargo, depois que confirmou os outros pontos e quando o(a) entrevistador(a) entrar nesse tema. Pode ser que essa seja sua principal preocupação e não deve deixar de falar a verdade como comecei essa resposta, mas há um melhor momento para cada verdade.

Continua após publicidade

Boa sorte!