Sentir-se ofendido na maioria dos casos pode ser um equívoco

por Luiz Alberto Py 

A maior parte dos problemas emocionais que embaraça a vida das pessoas se origina de princípios e conceitos mal compreendidos ou mal ensinados.

Continua após publicidade

Frequentemente as pessoas brigam entre si por se sentirem ofendidas por gestos ou palavras. Na maioria dos casos o conceito de ofensivo está mal compreendido.

Certa vez em Portugal, vi o motorista do táxi onde eu estava, ficar transtornado de raiva por ter sido chamado de "*urso" por um colega. Como eu não sabia qual era o significado que eles davam à palavra urso, pude me dar conta de como era ridículo alguém se ofender por tão pouco. Um insulto muitas vezes é apenas uma convenção. Quando eu era criança, o desafio para uma briga vinha através de pisar no chão cuspido pelo adversário.

Isso nos leva a pensar sobre o que é de fato a honra e a dignidade pelas quais muitos estão dispostos a matar e a morrer.

Nossos valores estão baseados em crenças que desenvolvemos desde a infância. E não são apenas crenças religiosas, mas também culturais. Somos ensinados a acreditar que determinadas coisas são certas e belas e outras erradas e feias. Ao nos tornarmos adultos precisamos revisar nossas crenças éticas, morais e estéticas para determinar, pelo raciocínio, quais os valores que nos são realmente importantes.

Continua após publicidade

*Urso: homossexual ou homem burro.