Tratamento naturopático para artrite

por Gilberto Coutinho

Artrite, do grego "arthritis", é um distúrbio articular de natureza inflamatória, agudo ou crônico, caracterizado por vermelhidão, dor, calor e, às vezes, inchaço da articulação, sendo tal quadro acompanhado por modificações estruturais típicas (nodosidade e deformação). Sua origem pode estar relacionada à predisposição hereditária, a fatores psicológicos (emocionais), ambientais e alimentares (alergias, alimentos acidificantes e toxinas).

Continua após publicidade

Juntamente com a artrite, que pode ser conseqüência de um traumatismo ou devida a uma enfermidade (reumatismo articular agudo, gota, poliartrite crônica evolutiva, blenorragia etc.), diversas doenças podem ocorrer. As artrites de curta duração como as de ordem infecciosa, quando tratadas adequadamente, não deixam seqüelas. As artrites com evolução crônica apresentam resultados variáveis, dependendo da cronicidade do problema. Quando a sua natureza é infecciosa (bacteriana), o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível.

A artrite é uma condição inflamatória crônica que afeta todo o corpo. As articulações tipicamente envolvidas são as das mãos, pés, punhos, tornozelos e joelhos. Cerca de 1 a 3% da população são afetados por esse mal; as mulheres representam a proporção de 3/1 em relação aos homens, e o período mais comum em que a doença se manifesta é o de 20 a 40 anos, embora possa manifestar-se em qualquer idade.

Sintomas

Fadiga, estado febril, fraqueza, rigidez articular e dor articular vaga podem preceder ao aparecimento de articulações dolorosas, durante várias semanas. A dor intensa, acompanhada de inflamação, afeta as articulações pequenas e, posteriormente, todas as articulações do corpo.

Continua após publicidade

Artrose, do grego "arthron", "articulação", é uma doença crônica que afeta as articulações, causando nelas um desgaste; de natureza degenerativa e deformante, pertence ao grupo das doenças reumáticas. Caracteriza-se por inflamações, dor, endurecimento articular progressivo, pela destruição da cartilagem articular o que ocasiona atrito entre os ossos, e a de seus constituintes ósseos, podendo evoluir para uma atrofia articular e muscular. As causas são variáveis, tais como predisposição hereditária, obesidade, sedentarismo, excesso ou sobrecarga de atividade física, fatores emocionais e dietas alimentares (alergias).

A artrite atinge, preferencialmente, as articulações de apoio: o quadril, o joelho, as articulações da coluna vertebral (cervical, dorsal ou torácica e lombar), as articulações móveis das mãos e dos pés.

Freqüentemente associado a pessoas mais velhas, o problema aumenta com a idade, no entanto pode manifestar-se precocemente em pessoas obesas, em decorrência de fraturas que acometam as articulações, infecções, doenças reumáticas e desvios dos eixos anatômicos dos ossos. É um tipo de "envelhecimento" articular. As pessoas que sofrem de artrose podem sentir uma certa dificuldade, pela manhã, de exercitar a articulação; tal dificuldade pode diminuir ao longo do dia.

Continua após publicidade

Deve-se suspeitar de um quadro de artrose, quando surgirem dores articulares que melhoram com repouso e uso de antiinflamatórios e quando ocorrerem alterações significativas no formato da articulação. Deve-se iniciar o mais precocemente possível o tratamento, pois, quando esse é realizado tardiamente, muitas vezes, o distúrbio torna-se irreversível. Nos estágios mais avançados, a dor pode ser amenizada.

Tratamento Holístico

É perfeitamente possível tratar efetivamente a artrite e a artrose com remédios botânicos (que apresentam propriedades antiinflamatórias, antialérgicas e beneficiam as glândulas adrenais), suplementos nutricionais, acupuntura, terapia ortomolecular, terapia corporal, Yogaterapia e massoterapia.

O bom resultado sempre dependerá da pessoa, de sua colaboração durante o tratamento, do profissional de saúde e de uma terapêutica individualizada e efetiva. É essencial que se evitem os fatores desencadeantes da doença e que se busque inibir a sua evolução.

Dieta

Recomenda-se uma dieta saudável, rica em alimentos integrais, em vegetais e em fibras; pobre em açúcar, em carne, em carboidratos refinados (açúcares e amidos), em frituras e em gorduras saturadas (terrivelmente prejudiciais à saúde). Eliminando-se o consumo de gorduras de origem animal, pode-se conseguir uma redução importante nas dores e nos processos inflamatórios.

Os alimentos com probabilidade de provocarem ou agravarem os sintomas são: trigo, milho, leite e seus derivados (queijos e manteiga), carne de porco, bacon, carne de boi, ovos, laranja, limão, tomate, batata, berinjela, pimentas, óleos vegetais ricos em ômega-6 (de milho, açafrão e girassol), aveia, centeio, café, malte, amendoim, açúcar de cana, soja, tabaco (cigarro) e bebidas alcoólicas.

Os alimentos que podem aliviar os sintomas são: peixes gordos de água gelada (salmão, arenque, cavalinha, sardinha e atum), óleo de fígado de bacalhau, dieta vegetariana, frutas ricas em flavonóides (cerejas, acerolas, amora azul e preta etc), alho, cebola, gengibre, açafrão-da-índia, camomila e cravo.

Análise psicoterápica

Assim, é possível considerar que toda doença apresenta uma função implícita, a de reintegrar o "ser", a de fazer com que a pessoa seja mais "sincera" e "honesta" consigo mesma e com os demais, que se volte para si mesma, para o seu interior, para as suas reais fragilidades e necessidades e reflita sobre a sua vida, suas dores, seu comportamento e hábitos nocivos.

Muitas vezes, as articulações refletem o estado de espírito, a "flexibilidade" interior, ou seja, psicológica e emocional. Em geral, pessoas obstinadas pelo trabalho, hiperativas, perfeccionistas, agressivas, teimosas, impulsivas, psicologicamente rígidas, inquietas, desassossegadas, ambiciosas, que estão sempre "correndo" de um lado para o outro, com excesso de atividade física e trabalho, que se "sacrificam" pelos outros com exagero, ignorando os seus próprios limites, apresentam uma predisposição ainda maior de sofrerem de atrite e artrose.

A hiperatividade pode refletir uma "inflexibilidade" e uma "estagnação" interior, pois a "imobilidade" e a "inflexibilidade" da consciência perante o valor pessoal, perante os conhecimentos, perante o "poder" econômico e social de que se julga detentor, são compensadas por um mecanismo inconsciente de defesa, na forma de inquietações, movimentos, curiosidades e de atividades físicas e/ou esportivas intensas.

Não raro, a pessoa que sofre de artrite vive em um ambiente familiar conflitante; daí, tal problema pode também significar um certo "endurecimento" da afetividade, sentimentos sufocados, idéias e conceitos rígidos, alergias a familiares e a outras pessoas.

Já o reumático bloqueia, deposita e retém toda a "agressividade" e tensão ao longo de sua musculatura que, com o tempo, acaba inflamando-se e tornando-se dolorida.

Inconscientemente, toda dor sentida poderia ser destinada a uma outra pessoa? Será que um exame de consciência propiciaria à pessoa acometida de dores reconhecer a quem de fato essas mesmas dores deveriam pertencer?

Tratamento naturopático para artrite

por Gilberto Coutinho

A osteoartrite (artrite) é uma doença inflamatória, crônica, das articulações; às vezes, torna-se complicada pela existência de lesões ósseas nas extremidades articulares.

Continua após publicidade

Caracteriza-se por dores constantes, inchaços, diminuição do espaço articular em decorrência da perda da integridade do tecido cartilaginoso nas áreas de maior sobrecarga e atrito, desidratação e *crepitação articular, presença de osteófitos (bico-de-papagaio), perda progressiva da capacidade funcional das articulações acometidas, principalmente quando o paciente não recebe tratamento precoce, efetivo e adequado.

No Brasil, a artrite representa cerca de 30% a 40% das queixas nas consultas em ambulatórios especializados. É a quarta doença que mais conduz os portadores a uma aposentadoria precoce (cerca de 6,2% dos casos).

Quais os fatores de risco?

Idade (30% entre 65 a 74 anos), sexo, hereditariedade (genética), hábitos alimentares errôneos e nada saudáveis, deficiências nutricionais, obesidade, trauma e estresse repetitivo articular, sedentarismo, hipotrofia muscular, radicais livres (causam muitos danos aos tecidos), deficiência de estrógeno nas mulheres, alergia alimentar, etc.

Continua após publicidade

Considerações nutricionais

Desde 1940, o uso terapêutico da glucosamina (encontrada em ostras e moluscos) no combate da osteoartrite tem sido cogitado e registrado na literatura. Extraída dos moluscos, a substância glucosamina é um dos principais componentes estruturais das cartilagens articulares. Seus benefícios terapêuticos foram confirmados na Europa em meados de 1970. Desde então, importantes pesquisas também foram realizadas em diversos outros países: Filipinas, Tailândia, Portugal etc.

Em 1980, Dovani e colaboradores desenvolveram em Milão (Itália) um dos mais importantes estudos clínicos que envolvia o uso terapêutico da glucosamina no combate da osteoartrite.

Continua após publicidade

Estudos clínicos demonstraram que uma dieta rica em gorduras poliinsaturadas (consideradas saudáveis), pobre em gorduras saturadas e suplementada com Ômega-3 contribuiu para uma melhora significante no tratamento da doença, inclusive no da artrite reumatóide.

A dieta deve ser composta de óleos vegetais frescos que contenham ácidos graxos essenciais como (Ômega-6) e (Ômega-3), e também de óleos frescos de peixes de água gelada. A melhor fonte de ácidos graxos é o óleo de linhaça.

Os ácidos graxos essenciais diminuem o colesterol, os níveis de triglicérides, a agregação de plaquetas e auxiliam na prevenção da aterosclerose e das doenças do coração.

Os óleos de peixe, assim como os óleos vegetais, apresentam propriedades antiinflamatórias e antialérgicas significantes.

O álcool provoca a deficiência de ácidos graxos essenciais, particularmente o da série Ômega-6.

Os óleos ricos em Ômega-3 extraídos de vegetais (sementes de linhaça, canola, soja, noz inglesa, etc.) e das gorduras dos peixes de águas oceânicas geladas, como bacalhau, arenque, tubarão, atum, sardinha, salmão, cavalinha e outros, passaram a ser amplamente recomendados como suplemento nutricional a partir de 1975, após a publicação no "American Journal of Clinical Nutrition" dos trabalhos de dois médicos dinamarqueses.

Posteriormente, seus benefícios foram também reconhecidos por diversos experimentos realizados em vários países e publicados em muitos jornais científicos como o New England Journal of Medicine, dentre outros, confirmando-se suas propriedades terapêuticas.

O manganês (Mn) participa do metabolismo dos ácidos graxos, estimula o crescimento dos ossos, do tecido conjuntivo (mediante a formação de colágeno) e catalisa a formação dos mucopolissacarídios. Sua deficiência pode ocasionar, dentre outros males, alterações no desenvolvimento do tecido ósseo e diminuição de sua densidade, enfraquecimento das articulações, dos ligamentos e tendões.

Como os óleos de peixe não contêm vitamina E (poderoso antioxidante que combate os radicais livres), podem tornar-se rançosos e perniciosos à saúde, por se transformarem em fontes de radicais livres. Por isso é recomendável a suplementação adequada e concomitante da vitamina E.

Terapêutica

A naturopatia combate de modo diferente da alopatia a artrite, a osteoporose, os problemas osteoarticulares e osteotendinosos e diversas outras doenças. Complementar à medicina convencional alopática, a naturopatia trata a pessoa num todo (tratamento holístico), fundamenta-se na filosofia do poder de cura da mãe natureza e na capacidade do organismo de se autorenovar e se autocurar em condições terapêuticas adequadas.

Exercícios regulares (no mínimo, três vezes por semana) e moderados (livres de sobrecarga e impacto, tais como: caminhada, alongamento, yoga e hidroginástica) para estimularem e restabelecerem a circulação sangüínea, melhorarem a capacidade respiratória, a flexibilidade da coluna vertebral e o condicionamento cardiorrespiratório, a lubrificação, o fortalecimento das articulações, dos ossos, ligamentos e músculos, combaterem tensões e dores etc.

Somente deve-se fazer uso de remédios e medicamentos sob a orientação e a prescrição terapêuticas. Deve-se combater a automedicação.

Remédios botânicos: Uncaria tomentosa (Unha-de-gato), apresenta propriedades antiinflamatórias, é indicada no combate das enfermidades reumáticas: osteoartrite e artrite reumatóide (reumatismo); Harpagophytum procumbens (Garra-do-diabo), apresenta ação analgésica e antiinflamatória, é utilizado no combate da artrite, da artrose, do reumatismo e da gota; Hydrocotyle asiatica (Centella asiática), tônico do tecido conjuntivo, normaliza a circulação venosa de retorno e a produção de colágeno, favorece o processo de cicatrização, é antiinflamatório, vasodilator periférico, antiirritante e anticelulítico, combate a fragilidade capilar, é preventivo de rugas, e seu princípio ativo asiaticosídeo apresenta propriedades antibióticas; Aesculus hippocastanum (Castanha-da-Índia), aumenta a resistência e o tônus das veias, alivia a dor, ativa a circulação sangüínea, favorece o retorno venoso, apresenta propriedades anti-hemorrágicas, antiinflamatórias, diminui a permeabilidade e a fragilidade capilar; e Ginkgo biloba (Ginkgo), estimulante da circulação sangüínea, protege as células do ataque dos radicais livres.

Suplementação nutricional: Cartilagem de tubarão (combate processos inflamatórios, indicada no combate da osteoporose, da artrose e da artrite reumatóide, apresenta propriedades cicatrizantes, reparadoras das cartilagens articulares, anti-hemorrágicas e anticancerígenas); Sulfato de condroitina e de glucosamina; Ômega-3; Lecitina de soja; Picolinato de Cromo; Citrato de Cálcio; Cobre; Magnésio; Selênio orgânico; Zinco; Ácido fólico; Vitamina B6 (Piridoxina); Coenzima Q-10; Quercetina; Rutina; Vitamina K; Beta-caroteno; Vitamina B12 (Cobalamina); Vitamina B5 (Ácido pantotênico); Vitamina C; Vitamina D e Vitamina E.

*Crepitação: estalido que fazem as partes de um osso fraturado sob estímulo de certos movimentos. Fonte: Dicionário Houaiss