Os ensinamentos de Shiva e o peixe Matsyendra

por Gilberto Coutinho

No quarto verso ou aforismo (sutra) do primeiro capítulo do “Hatha Yoga Pradipika” (considerado um dos mais importantes textos clássicos do Hatha-Yoga, de autoria do grande mestre Svatmarama ou Swataymarama), Matsyendra é mencionado como um dos fundadores do Hatha Vidya, a ciência do Hatha-Yoga.

Continua após publicidade

Conta-se que, certa vez, o Senhor Shiva foi a uma ilha distante e solitária transmitir os ensinamentos do Yoga a Parvati, sua consorte. Um peixe, próximo da praia, ouviu tudo atentamente, com concentração, e permaneceu sem se mover enquanto o escutava. Shiva, percebendo que tal peixe havia aprendido Yoga, lançou sobre ele uma pequena quantidade de água, e imediatamente o peixe adquiriu uma forma divina, transformando-se em Matsyendra (o Senhor dos Peixes). Matsyendra tornou-se um grande sábio e mestre do Yoga e passou a transmitir os seus preciosos conhecimentos. Essa foi uma das primeiras histórias sobre Shiva de que tomei conhecimento e não mais a esqueci.

HARI OM SHIVA OM.
SHIVA OM HARI OM.
HARI SHIVA.
SHIVA HARI OM.

“Ardha Matsyendrásana”: esse importante ásana (posição psicofísica do Yoga) recebeu esse nome em homenagem ao grande mestre Matsyendra