Viver no momento presente pode nos ajudar a não ultrapassar nossos limites

por Aurea Afonso Caetano

“Conhece-te a ti mesmo” e ” Nada em excesso” são duas máximas do oráculo de Apolo em Delfos, Grécia. Acredito que elas podem nos inspirar na procura por comportamentos que nos ajudem a ter uma vida melhor.

Continua após publicidade

Explico: a primeira máxima fala da necessidade de estar conectados com o que seria nossa verdade mais profunda, de procurar conhecer nossos reais desejos e necessidades, o caminho possível para cada um de nós. Então, a possibilidade de alcançar um profundo conhecimento do que seríamos em nossa essência pode nos ajudar no dia a dia a discriminar melhor porque ou para que estamos fazendo determinado movimento, onde queremos de fato chegar, para onde e por onde caminhamos.

A partir daí, nossos atos estarão cada vez mais alinhados com o real em nós e todo e qualquer comportamento que brotar desse movimento será mais adequado e melhor tanto para nós quanto para o mundo no qual vivemos.

Não ultrapasse a própria medida

A outra máxima – nada em excesso – fala da importância de não ultrapassarmos nossa própria medida – o métron, para os gregos. Cuidar para que nossas atitudes e comportamentos estejam de acordo com o nosso real tamanho, nos possibilita uma vida muito mais simples e condizente com o que de fato posso ou consigo ter ou, por assim dizer, bancar. Ultrapassar o métron é entrar em hybris, é sair por aí atuando no mundo como se não houvessem limites, é não perceber que todo e qualquer comportamento provoca modificações no curso da vida. Se pudermos estar mais atentos a isso poderemos cuidar de levar uma vida mais justa e assim não entrar em sofrimentos desnecessários ou não prejudicar os outros por conta de nossos excessos.

Continua após publicidade

Reside aqui, no entanto, um grande perigo: o da acomodação. Quantas vezes o nada em excesso é confundido com uma postura adequada socialmente, que nos mantêm de certa maneira confortáveis, mas muito aquém do que seria a nossa real medida.

Vivemos constantemente buscando nosso caminho ideal, tentando dar conta de não cair no excesso mas também não na acomodação. Questão difícil, essa, não?

Pleno a cada dia

Continua após publicidade

Para terminar fico com uma frase do Sermão da Montanha: “A cada dia basta o seu cuidado”. Se pudermos estar inteiros cuidando do aqui e agora então estaremos vivendo de forma plena a cada momento. Se pudermos garantir a nossa vida no presente que é o único momento em que temos de fato a possibilidade de agir então tudo estará certo.

“Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”.

Resumindo: viver no aqui e agora, cuidar de cada momento a partir do conhecimento daquilo que é minha mais profunda verdade. Não ultrapassar minha medida, fazer aquilo que é possível para mim, ser justo e honesto. Isto fará com que minha vida e a de todos os que me cercam seja muito melhor.