Desequilíbrio emocional pode provocar doença de pele

por Sonia Corazza

Muita gente me pergunta sobre determinadas manifestações na pele e pede indicação de cosméticos para resolver tais aparições.

Continua após publicidade

Quando estou ao vivo com algumas destas pessoas e avalio a manifestação, verifico que, em muitos casos, se trata de um problema que requer mesmo a visita a um dermatologista, pois muitas vezes trata-se de uma patologia, que um produto cosmético não pode resolver.

Hoje vou falar de duas doenças importantes de pele, com grande intervenção do fator emocional, que têm crescido muito em número de casos nos últimos anos: a psoríase e o vitiligo.

Vitiligo é uma descoloração da pele de causa desconhecida que não causa danos à saúde. Caracteriza-se por uma despigmentação da pele em regiões como as mãos, os pés, o rosto e os órgãos genitais. Podem ser manchas brancas isoladas ou agrupadas, pequenas ou grandes. A medicina tem encarado o fato como uma doença auto-imune, que parece estar associada a traumas emocionais importantes. É importante que o paciente visite um médico especialista para avaliar o grau de desenvolvimento da patologia. Os cosméticos neste caso aparecem como dissimuladores da imperfeição, servindo como uma base colorida para cobrir a área descolorida da pele.

A psoríase se caracteriza pelo aparecimento de lesões róseas ou avermelhadas na pele, recobertas de escamas secas e esbranquiçadas. A pele normalmente se renova a cada 28-32 dias, mas no caso das áreas afetadas pela psoríase a renovação celular é acelerada a uma taxa de 3 dias, portanto a descamação é muito intensa. A hereditariedade aparece como um fator importante, mas outros fatores podem desencadear ou agravar a doença, principalmente o estresse emocional.

Continua após publicidade

Concluindo…

Nenhuma destas manifestações é contagiosa, nem impede o indivíduo de levar uma vida normal, mas a visita ao dermatologista é vital no sentido de melhorar o conforto da pele.

Seu médico poderá indicar a melhor solução para cada caso, mas minha dica é para que você relaxe, se cuide com carinho e leve a vida mais levemente.

Continua após publicidade

O estresse deve ser controlado conscientemente e valem muitas saídas, como a busca pelo relaxamento através de uma boa massagem, música suave, um jantar à luz de velas e um bom livro. Aproveite a vida, pois sua pele vai agradecer esta nova forma de confortá-la.