imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Ataques frequentes de raiva por coisas irrelevantes: como tratar?

Transtorno de ansiedade pode estar relacionado a ataques frequentes de raiva

por Eduardo Ferreira Santos

"Tenho 19 anos e gostaria de tirar uma dúvida. Ultimamente tenho tido ataques frequentes de raiva que estão se agravando. Tenho me exaltado por coisas não tão relevantes e sou muito ansiosa. Existem dias que fico inquieta a ponto de perturbar as pessoas próximas a mim."

Resposta: Nos quadros agudos de ansiedade é comum haver episódios de irritabilidade com "explosões" de sentimentos guardados no inconsciente.

Portanto, o quadro basal que deve ser tratado é o Transtorno de Ansiedade, cujas causas podem ser reativas a acontecimentos atuais ou passados, mas também pode ser um quadro mais complexo que requer avaliação cuidadosa de um psiquiatra.

Há, também, que se considerar que determinadas situações clínicas (como um problema de tireoide) podem desencadear quadros desse tipo.

Sugiro então que primeiro seja feita uma avaliação médica clínica e, se nada for encontrado, procurar um psiquiatra.


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?