imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Não consigo terminar o namoro, sinto-me refém dela

Quando o outro não quer terminar o relacionamento é preciso ter sensibilidade e paciência

01 jan, 2016

por Anette Lewin

"Não consigo terminar um namoro de nove meses. Sempre que falo que não ‘tô’ gostando do relacionamento ela começa a chorar e tenho medo que ela possa tomar uma atitude suicida..."

Resposta: Terminar um relacionamento requer, em princípio, os mesmos cuidados que se tem ao iniciar: sensibilidade, cuidado e paciência.

Você está tentando ser cuidadoso, já é um passo. Nesse momento, é melhor ouvir o que ela tem para desabafar do que falar qualquer coisa. Tudo o que você disser num clima emocional poderá ser interpretado como insegurança e renovar as ‘esperanças’ de uma volta, portanto ouça-a e só se manifeste para reafirmar, delicadamente, sua vontade de terminar.

Quanto às atitudes dela de se machucar, etc, não se sinta culpado. Cada um tem uma forma de lidar com suas frustrações e não é você que vai mudar o jeito dela.

 


É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos:

1º formato: responder as perguntas enviadas por você;

2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.

O que você achou do novo Vya Estelar?