Para entrar bem em um relacionamento, é preciso refletir sobre o fim do anterior

por Eduardo Yabusaki

Como para tudo na vida, e para os relacionamentos também, não existe garantia de nada. Ou seja, terminar um relacionamento sério e duradouro não significa que isso irá dificultar o próximo relacionamento ou diminuir as chances de que ele tenha sucesso.

Continua após publicidade

Falando de relacionamentos e, principalmente sobre o término deles, é importante observarmos duas questões:

Duas questões para poder refletir sobre o fim do relacionamento:

1ª) O que esse relacionamento significou para você?

2ª) Em que condições o término aconteceu?

Continua após publicidade

Por que essas duas questões são importantes: se o grau de envolvimento e amor for elevado, certamente o significado do relacionamento na vida será maior, consequentemente sua ruptura trará mais sofrimento e angústia; podendo ser de difícil superação.

Dependendo de como foi a ruptura, isso pode ser ainda mais difícil, se ocorreu de forma tranquila e consensual, o sofrimento existirá sim, mas poderá ser mais acalentador. Já se o término aconteceu num rompante de impulsividade de uma das partes a elaboração e sofrimento podem ser ainda mais difíceis.

Por vezes, se o término acontecer de forma truculenta ou agressiva pode gerar traumas e mesmo dificultar próximos relacionamentos, mas não necessariamente. Para que isso não ocorra, é importante que se estabeleça um diferencial do que era real e pertinente ao relacionamento, ou o que era do outro e nada tinha a ver com o relacionamento.

Continua após publicidade

Exemplo disso é quando a ruptura culmina com um rompante decorrente do ciúme exagerado de uma das partes, infundado, sem que a outra parte desse a menor margem de que esse ciúme tivesse origem real, ou seja, essa era totalmente fiel e dedicada ao par. Sendo assim esse ciúme é originário exclusivamente da insegurança e falta de confiança do outro e não gerado pelo relacionamento. Nessa situação, tem-se muito pouca margem para o entendimento ou assimilação dos pontos provocadores do término e os sentimentos acabam não sendo bem digeridos por cada um.

Ao final de qualquer relacionamento, é importante que se faça uma avaliação do que levou ao seu fim; assimilar possíveis erros e fazer com que eles não voltem a acontecer; ou, se voltarem a acontecer, perceber e poder remediar para que não se tenha o mesmo desfecho.

O término de um relacionamento, por mais duro e sofrido que seja, tem que, no mínimo, servir como aprendizado, para que esse sofrimento não seja em vão, mas uma referência para que não volte a acontecer.

Relacionamento sempre deve ser sinônimo de prazer, satisfação e aprendizado; e não uma fonte preponderante associada a problemas, conflitos, dor ou sofrimento. Não tema viver seus sentimentos, emoções e o seu amor, viva-os o mais intensamente possível e aprenda com eles pela vida toda.