Tive um caso com meu chefe e fiquei malvista no trabalho. O que faço?

por Anette Lewin

“Tive um relacionamento com meu ex-chefe, casado. Fui e sou muito apaixonada por ele, que encerrou a relação há poucos meses (durou um ano). Percebi só há pouco tempo que sou alvo dos comentários de colegas, que me colocam como “vagabunda” e ele como “vítima”, sendo que ele começou tudo… Sempre fui uma moça séria, muito tímida. Ele é muito alegre, cheio de amigos. Sou concursada, não tenho ninguém para me sustentar, não posso largar o trabalho. Estou me sentindo péssima, não sei o que fazer.”

Continua após publicidade

Resposta: Antes de mais nada você tem que entender o que, de fato, lhe incomoda. É o fato de ter sido largada? É o que os outros estão falando? Será que se arrependeu de ter vivido um relacionamento não convencional que acabou não se transformando num convencional?

Aparentemente, o que os outros pensam sobre você só se tornou incômodo depois do término da relação. Portanto, não parece que essa seja sua maior mágoa. Você teve um relacionamento com seu chefe, de comum acordo com ele e esse relacionamento, enquanto durou foi bom para ambos. Se, como você diz, seu chefe começou tudo, você aceitou a proposta dele, portanto, nessa história não existem vilões ou mocinhos.

É importante para o seu conforto emocional, assumir que ambos têm responsabilidade na relação que resolveram viver. Enxergar-se como vitima indefesa só irá fragilizá-la. O fato de você ser uma moça tímida e séria não a impede de viver relacionamentos fora do protocolo se assim desejar. E, desde que assuma as consequências, esse fato, por si só, não fará com que você deixe de ser uma moça séria!

Pode ser que você tenha criado uma expectativa de acabar conseguindo fazer seu chefe largar a esposa para ficar com você. Sim, a maioria das mulheres na sua situação acreditaria nesse ” final feliz”, mas… a maioria das mulheres na sua situação não consegue passar de amante para esposa. Apesar das “promessas” ou insinuações que pareciam tão reais. Se for esse o caso, tente tirar da relação a parte boa que ela proporcionou a você; tente valorizar a experiência que você adquiriu e os bons momentos que compartilhou; tente focar no que essa experiência acrescentou a você e não no que ele tirou de você.

Continua após publicidade

Quanto aos comentários maliciosos de seus colegas, tenha certeza que daqui a pouco eles acabarão morrendo. Principalmente se você ficar na sua, continuar fazendo seu trabalho com eficiência e, de preferência, evitar comentar sobre o relacionamento em seu ambiente profissional. E a paixão que você diz ainda sentir… bem, nenhuma paixão sobrevive sem ser alimentada. Tente direcionar essa energia que existe em seu interior para novas conquistas procurando entender claramente o que você espera de uma parceria amorosa a longo prazo. E, finalmente, entenda que sua liberdade de escolha nas parcerias amorosas, por mais trabalhosa que seja, é um bem que não tem preço.

 

 

Continua após publicidade