Saber falar e ouvir no tempo certo conduz relação afetiva ao sucesso

por Karina Simões

Grande parcela de sucesso das relações afetivas hoje se deve à habilidade social-afetiva. Essa habilidade consiste em saber falar e ouvir no tempo certo, ou seja, respeitando o tempo próprio e o tempo do parceiro, sem interferir, portanto, no equilíbrio conjugal saudável.

Continua após publicidade

O que fazer então quando não se tem essa habilidade?

Passo-a-passo para treinar sua habilidade social-afetiva:

1. Saber ouvir é o primeiro passo para trilhar e treinar sua habilidade social-afetiva. Escutar o outro com interesse real e com o olhar focado em quem está falando; essa é uma atitude empática.

2. Adequar a sua linguagem para que combine com o universo que você está interagindo socialmente é fundamental. Portanto, cuidado com o tom de voz e do discurso.

Continua após publicidade

3. Gerar empatia requer esforço e sensibilidade. Empatia social é nos colocarmos no lugar do outro. Troque mentalmente de posição social com o outro. Tente sentir-se como ele.

4. Ajustar as ações e a fala com flexibilidade e coerência, mantendo o foco em quem você é e nas suas crenças. Essas atitudes ajudam você a conquistar credibilidade e admiração dos outros.

5. Envolver-se com causas e encantar-se com a vida.

Continua após publicidade

A imaturidade emocional conjugal é uma das características do relacionamento instável e com falta de habilidade social-afetiva. A baixa tolerância à frustração é outra característica. O casal que leva a relação assim por um longo tempo, geralmente apresenta uma resistência em lidar com a frustração e passa a não enxergar qualidades no outro.

Relações saudáveis são construídas.