É possível romper o hímen sem desconforto?

por Margareth dos Reis

“Doutora, minha ginecologista falou que meu hímen foi parcialmente rompido. Eu tive várias relações com penetração, porém em um período médio de dois meses. Já se passaram dois anos que não tenho relações. Caso venha a tê-las, sentirei as mesmas dores da minha primeira vez? Será mais fácil de terminar de romper o hímem? O que devo fazer para evitar um desconforto na hora?”

Continua após publicidade

Resposta: O que é possível afirmar para você é que:

1º) A antevisão de desprazer sexual pode interferir sobremaneira nas experiências sexuais das pessoas;

2º) É sempre mais provável que aquelas que criam imagens negativas em relação à situação sexual fiquem mais tensas e isso pode ocasionar dor ou desconforto no momento da penetração;

3º) Algumas mulheres conseguem vivenciar o início da vida sexual com mais tranquilidade do que outras;

Continua após publicidade

4º) É possível se completar a ruptura do hímen em relações posteriores, mas a sua ginecologista é a profissional mais indicada para lhe explicar o seu caso em particular.

Além do exposto até aqui, o fato de você ter sentido dor na sua primeira experiência de penetração sexual, não significa que toda vez que for retomar a sua vida íntima, após um período de abstinência, irá reeditar aquele mesmo desconforto do passado.

Todavia, procure relevar os seguintes aspectos: se você sente, além do desejo, confiança quando escolhe um parceiro para entrar na sua intimidade; se você se sente livre de pressão para estar com ele; se você está protegida por algum método contraceptivo recomendado por ginecologista e se ambos concordam no uso de preservativo; e se as condições ambientais para vocês se envolverem intimamente são favoráveis para esse momento do casal.

Continua após publicidade

Do mais, a sua retomada da vida sexual pode até sinalizar algum breve desconforto pelo tempo de inatividade sexual vivido por você até aqui, mas superado rapidamente pela excitação e explosão de sensações agradáveis que o clima de envolvimento almejado lhe poderá proporcionar.