Exercite a capacidade de ser você mesmo no dia a dia

por Emilce Shrividya Starling

“Como disse Max Ehrmann, na “Desiderata” :” Seja você mesmo. Sobretudo não finja afeição. Nem seja cínico quanto ao amor; pois diante de toda a aridez e de todo o desencanto, ele é tão perene quanto a relva. “

Continua após publicidade

Vamos contemplar esses preciosos ensinamentos.

Seja você mesmo. Como é importante assimilar isso. Aceite-se como você é, sem se comparar aos outros. Entenda que se você se comparar, ou você se sentirá menos, ou se sentirá orgulhoso achando que é melhor que eles. Portanto, livre-se das comparações do ego.

Viva sem sentir inveja das conquistas das outras pessoas nem deseje ser igual a elas. Valorize-se. Descubra seu valor, suas qualidades, seus talentos.

Podemos e devemos nos inspirar na vida dos grandes seres, nos seus exemplos de vida e nos ensinamentos dos grandes Mestres, mas não devemos imitá-los, e sim sermos criativos e verdadeiros.

Continua após publicidade

Não se desgaste querendo ser o que você não é. Não perca sua energia e bom humor, tentando ser igual aos outros. Não se culpe por não ser igual aos padrões exigidos pela sociedade ou pelos seus pais e professores. Nem tente agradar a todos, pois isso gera frustração e amargura. 

Podemos observar como muitas pessoas parecem tristes, irritadas, ansiosas, como se estivessem carregando montanhas nos ombros, porque carregam o peso psicológico de se tornarem o que não são verdadeiramente.

Pais e professores não deveriam podar as crianças, reprimindo-as demais ou exigindo que sejam como eles desejam. Agindo dessa maneira, as crianças se tornam tímidas, retraídas, e se tornarão adultos sem criatividade, apenas imitadores, como cópia dos outros. É importante saber educá-las com disciplina e liberdade, permitindo que sejam crianças alegres, com tempo para estudar e brincar. 

Continua após publicidade

Se as crianças forem educadas a não se aceitarem, a se considerarem sempre erradas, elas vão procurar imitar os outros, e assim, não vão gostar de si mesmas. Quando forem adultas, não terão autoconfiança e se tornarão fracas, frustradas e amarguradas. 

A natureza nos mostra isso tão sabiamente. Uma rosa é linda porque não se desgastou tentando ser uma tulipa. Uma margarida é linda por ser simplesmente uma margarida.

Você só sentirá alegria se você for você mesmo. Somente se realizará se você ouvir seu coração, seguir sua vocação, se agradar a si mesmo. Procure se autoconhecer cada dia mais, sendo simplesmente o que você é.

Os grandes mestres tem dito essa mensagem: “Seja uma luz em si mesmo. Não imite ninguém. Seja você mesmo.”

Ame a você mesmo da maneira que você é, com seus defeitos e qualidades. Respeite a si mesmo e se aceite como é, incondicionalmente. Esse é o começo da transformação.

Fique livre do perfeccionismo, mas procure o autoaperfeiçoamento, com disciplina e gentileza, transformando-se para melhor a cada dia.

Como a maioria das pessoas não se ama, falta alegria, riso e amor no mundo. E tudo começa em cada um de nós, porque se não podemos amar a nós mesmos, como poderemos amar a outra pessoa?

A primeira pessoa a ser amada é você mesmo. Se o amor por você mesmo não acontecer em seu interior, ele não poderá se irradiar para os outros. Somente quem se ama e é luz em si , é capaz de irradiar essa luz para os outros.

Não finja afeição. Respeite e aceite as pessoas como são. Faça um esforço de descobrir pelo menos uma boa qualidade naqueles que você não gosta. Perceba que quando você julga e só vê os defeitos dos outros, você fica agitado, pois fica atolado no ego negativo que tira sua tranquilidade.

Esse ensinamento do Yoga, “Não julgar”, é uma meta para se alcançar a paz interior. Quando me vejo, pensando e julgando alguém, observo minha mente, minhas palavras, e imediatamente, mudo de atitude. E isso tem feito a diferença na minha vida e em meu equilíbrio.

Mesmo que estejamos falando a verdade sobre algum erro de alguém, estamos fofocando. Além de ser falta de compaixão, estamos prejudicando a nós mesmos, pois entramos em uma vibração negativa e na inquietude da mente.

Como o sábio diz na “Desiderata:” Aceite delicadamente o conselho dos anos, renunciando graciosamente às coisas da juventude. Cultive a força do espírito para se proteger em caso de um inesperado infortúnio. Mas não se desgaste com temores imaginários. Muitos medos nascem da fadiga e da solidão”

Tenha a sabedoria de aceitar as mudanças e ciclos de sua vida.  Compreenda a impermanência das coisas e não fique triste pela juventude que já passou. Procure ser feliz, valorizando cada fase da sua vida, extraindo lições de cada etapa.

Cultive a força interior, desenvolvendo a fé através das práticas de meditação, dos cantos dos mantras, das orações e devoção a Deus. Confie no Ser interior que habita em você.

Compreenda que a mente negativa gosta de imaginar infortúnios, problemas reais e imaginários. Observe sua mente e não alimente pensamentos negativos.

Fique vigilante e corte na raiz os pensamentos que criam medos e ansiedade. Não lute com a sua mente, mas escolha pensar pensamentos que gerem paz e bem-estar.

Não lute consigo mesmo, senão ficará cansado e sentirá solidão. Somente sentem solidão aqueles que perderam a capacidade de amar a si mesmos e aos outros. Eles esqueceram a linguagem do amor e portanto, lutam contra si mesmos, sempre fatigados, com baixa energia, escravos do ego negativo.

Contemple essas mensagens simples, mas tão transformadoras e significativas da “Desiderata”:

“Ao lado de uma disciplina saudável, seja gentil consigo mesmo. Você é filho do universo, assim como as árvores e as estrelas; você tem o direito a estar aqui. E, quer você entenda, quer não, o universo está se desenrolando como deveria. Portanto, fique em paz com Deus, seja qual a forma como você o concebe. E, quaisquer que sejam seus trabalhos e aspirações, na confusão ruidosa da vida, mantenha a paz em sua alma. Seja alegre. Esforce-se para ser feliz”.

Exercite a capacidade de ser você mesmo:

1ª) Aceite-se como você é, sem se comparar aos outros;

2ª) Não se desgaste querendo ser o que você não é;

3ª) Valorize-se. Descubra seu valor, suas qualidades, seus talentos;

4ª) Procure se autoconhecer cada dia mais;

5ª) Fique livre do perfeccionismo, mas procure o autoaperfeiçoamento com disciplina;

6ª) Confie no Ser interior que habita em você;

7ª) A primeira pessoa a ser amada é você mesmo. Se não houver amor por você mesmo, ele não poderá se irradiar para os outros.

Seja você mesmo. Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!