Seja positivo: acredite em você e na vida

por Emilce Shrividya Starling

“Pessoas felizes permitem-se ser felizes”

Continua após publicidade

Todos nós desejamos ser felizes, mas depende de cada um de nós construirmos a felicidade na vida diária. A vida não é feita de grandes momentos ou de viagens maravilhosas, e sim de um cotidiano tranquilo e agradável.

Muitas pessoas são infelizes porque criam e reforçam os pensamentos e sentimentos de raiva, insatisfação, frustração, ansiedade, inquietação. Fazem coisas que as aborrecem ou prejudicam. Ficam falando e reclamando sobre o que as pessoas lhes fizeram, e assim, perdem a paz e alegria. Elas se tornam suas próprias inimigas.

Elas precisam descobrir o que lhes causa aborrecimento ou tristeza e a melhor maneira de evitar isso. Precisam entender que o excesso de pensamentos sobre o passado, sobre seus problemas e ressentimentos as convencerá de que são infelizes e de que teriam razões para estarem aflitas e tristes.

São as pequenas coisas, os bons pensamentos e as atitudes corretas que vão construindo a felicidade cotidiana. A diferença é que a pessoa infeliz fica remoendo o que lhe acontece de negativo, enquanto que a pessoa feliz procura valorizar tudo que lhe acontece de positivo, e ainda extrai o aspecto positivo de todas as suas experiências. As pessoas felizes permitem-se ser felizes.

Continua após publicidade

Não existe ninguém que não tenha sofrido. Todos nós temos problemas e obstáculos a serem superados. Mas mesmo na dor, devemos ter pensamentos positivos, coragem e fé.

Descubra alegria nas pequenas tarefas diárias. Desfrute daquilo que você faz com boa vontade, entusiasmo e paciência. Desenvolva a capacidade de se encantar com as paisagens, com a beleza das árvores, das flores, do mar, com o azul do céu. Em vez de reclamar da chuva, agradeça que ela nutre as plantas e é de vital importância para nós.

Sinta prazer no seu banho e na água que lhe refresca. Saboreie calmamente seu café da manhã, comendo seu pão e frutas com prazer e gratidão, preparando-se para um bom dia. Ouça músicas suaves, alegres ou mantras no carro e aproveite esses momentos para se acalmar, se alegrar em vez de se aborrecer no trânsito.

Continua após publicidade

Não sofra como as pessoas pessimistas que só pensam no pior ou sofrem com expectativas negativas para o futuro. Seja uma pessoa positiva e acredite em você e na vida.

Cultive as virtudes na vida diária. Seja generoso e bondoso. Veja o melhor em você mesmo e nos outros. Mostre interesse no bem-estar das pessoas e ajude-as o quanto for possível. Sinta que ao ajudar, você se torna mais feliz e sereno.

Faça seu dharma (seu dever!), com leveza de espírito e responsabilidade. Faça o melhor para você e para os outros. “Dê amor às pessoas e não apenas conselhos”.

Seja amável e agradável. Não se zangue ou brigue impulsivamente. Procure controlar suas emoções. Fale com mais gentileza e resolva tudo com mais calma.

Desenvolva tolerância no convívio com sua família, parentes e amigos. Procure aceitá-los como são. Ouça o que eles têm a dizer. Evite criticas que podem ferir. Se houver alguma coisa que precise ser dita, diga sem agressividade, com carinho, sem diminuí-los. Quando sentir raiva, controle sua fala. Afaste-se da pessoa até sua raiva passar e fale depois com serenidade.

Seja flexível. Entenda que nem sempre as coisas acontecem como você deseja em seus relacionamentos. Em vez de pensar naquilo que você quer, considere também aquilo que os outros querem. Aceite que existem diferenças entre as pessoas. E, se você for flexível e compreensivo, poderá ter um convívio melhor e reforçar a afetividade com familiares, amigos e companheiros de trabalho.

Descubra a arte de sorrir. Sorria nas filas, nas lojas, no supermercado, nas salas de espera. Semeie sorrisos aonde você for. Você vai se surpreender ao ver rostos fechados e tristes se abrirem. Além de deixar as pessoas mais amáveis, seu sorriso fará bem a você. E mesmo, que não haja retribuição, sorrir fará você mais feliz.

Estabeleça suas metas para este ano que se inicia.

Concentre-se naquilo que é importante para você e descubra o que realmente você quer. Renove suas esperanças e resoluções.

Busque objetivos de acordo com sua vontade interior e não pela expectativa que os outros têm em relação a você. Seja autêntico, sem perder seu tempo em competições ou em copiar os outros. Não busque metas inatingíveis. Conheça mais a você mesmo. Descubra sua capacidade e habilidades. Tenha a sabedoria de reconhecer seus limites e o que realmente deseja.

Pare de pensar em “e se”. Não perca seu tempo imaginando o que teria acontecido se tivesse tomado uma decisão diferente. Essa atitude de remoer o passado cria insatisfação e infelicidade. Aprenda a aceitar o momento presente.

Não é ficar sem memória, e sim não viver no passado. Lembre-se do passado, com gratidão, sem revolta, extraindo lições. Mas, como você não quer ser infeliz, não se atormente voltando-se a ele continuamente. Não se deprima pelos seus próprios pensamentos.

Pensar no futuro e estabelecer metas é bom, mas não confunda isso com o simples e incondicional sentimento de felicidade de ser grato ao fato de você estar vivo agora. Aprenda a viver plenamente no presente.

Pare de pensar no que já passou. Em vez de lastimar-se pelo que não tem ou não pode ter, goste daquilo que você tem. Valorize o que já alcançou. Essa é uma das wp_posts da felicidade diária.

Você é capaz de viver uma vida útil e ser feliz apesar do que sofreu ou passou quando aceita a vida e os acontecimentos e entende que nada acontece por acaso.

A felicidade está no aqui e no agora. Ela está no sentimento positivo, na aceitação, na gratidão, na serenidade, no entusiasmo, na paciência.

Não se debilite com medo ou falta de autoconfiança. Confie em você. Aceite a você mesmo. Descubra sua força interior. Goste de você e reconstrua a si mesmo.

Namaste! Deus em mim saúda, agradece e reverencia Deus em você! Fique em paz!