Separamos, mas ainda precisamos morar juntos. Como conviver?

por Eduardo Yabusaki

“O mais importante numa separação é poder preservar o lado bom da história que tiveram juntos”

Continua após publicidade

Frente a uma separação, o ideal é que cada um possa seguir seu caminho, inclusive com questões de ordem financeira e logísticas já resolvidas. Entretanto, isso nem sempre é possível. Por limitações econômicas circunstanciais, o “casal” necessita ainda permanecer morando sob o mesmo teto por algum tempo, mesmo que a separação esteja de fato definida.

Se essa condição for inevitável, é importante que considerem o que terão de viver e enfrentar com essa decisão: encontrar um ponto de equilíbrio entre o respeito e a individualidade de ambos, sem que isso gere incômodo.

Nesse interim, pode ocorrer de uma das partes ou ambos conhecer ou mesmo começar a se relacionar com outra pessoa.

O que fazer para que possam ter a melhor convivência possível sem que venham a ter mais conflitos ou brigas?

Continua após publicidade

Sete cuidados importantes:

1. Pense nessa situação como temporária e passageira e não como insuportável e torturante. Procure encarar esse período com naturalidade, como um período em que terá de praticar mais paciência e tolerância.

2. Procure manter sempre um bom canal de comunicação para que possam falar sobre tudo que precisem resolver.

Continua após publicidade

3. Não tema por aquilo que possa vir (ou não) a magoar o outro; viva o que tenha de viver e, quando for necessário, seja transparente.

4. Estimule a amizade entre ambos, o caminho por um clima menos tenso e mais bem-humorado é sempre mais saudável e produtivo para tratar do que for preciso.

5. Caso aconteça de se deparar com o outro acompanhado, e isso for um incômodo, evite a situação; se for inevitável, procure se tranquilizar e ser o mais espontâneo possível.

6. Estimule e procure retomar hábitos e rotinas que lhe preencham e sejam importantes em sua vida; manter-se ocupado e satisfeito deixa menos margem para pensamentos e sentimentos negativos.

7. Procure novas atividades de lazer, diversão, novos grupos de amigos… Enfim, redirecione sua vida de forma a criar hábitos e rotinas de solteiro, e assim, aos poucos reestruturar-se para um recomeço.

O mais importante numa separação é poder preservar o lado bom da história que tiveram juntos; olhar para o futuro e se organizar para buscar o que deseja em um novo relacionamento e em todas as áreas de sua vida.

Acredite e viva bem, sempre!