Preciso ser mais segura e objetiva no trabalho. Qual seria o caminho?

por Rosemeire Zago

“Sou secretária e minha profissão exige muito de mim. Quero ser mais segura e objetiva, mas não consigo. Tenho até dificuldade de escrever e falar bem. Tenho medo do novo e do futuro.”

Continua após publicidade

Resposta: É preciso identificar quais situações lhe deixam insegura, você sabe?

Você diz que é em seu trabalho, mas há situações especificas? Por exemplo, pessoas se queixam que ficam inseguras perante um chefe autoritário, quando exploramos seu histórico de vida relacionamos o fato com um pai e/ou mãe também autoritários, e que de alguma forma está repetindo um padrão, com o intuito, ainda que inconsciente, de aprender a lidar com tal situação.

Você cita que seu trabalho exige muito de você. Isso lhe lembra algo? Alguém, quando você era criança ou adolescente, agia dessa forma com você, exigindo-lhe muito? Pode ser.

A insegurança pode vir de pais exigentes ou superprotetores. Você viveu uma dessas situações? Pais exigentes, agressivos, críticos, autoritários, que demonstram que a criança não é digna de confiança, impondo suas próprias vontades, não ouvindo o que as crianças têm a dizer, criam filhos inseguros. Assim como a superproteção durante a infância pode realmente gerar muita insegurança quando adulto, pois essas pessoas quando crianças não foram incentivadas a acreditarem em si mesmas. Assim, crescem, ainda que inconscientemente, acreditando que faziam tudo por ela por não ter a capacidade de fazer por si mesma. Pense sobre isso, e busque a origem de sua insegurança, isso lhe trará muito mais resultados positivos do que se apenas receber algumas dicas.

Continua após publicidade