Por que quem faz atividade física regularmente, se para de fazer, sente falta?

por Simone Sarti

Resposta: A prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios ao nosso corpo e provoca muitas adaptações no organismo.

Continua após publicidade

Entre elas, melhora da função cardíaca, aumento da força e tônus muscular, melhora da circulação sanguinea, da coordenação motora, da estética, da qualidade do sono… consequentemente melhor disposição no dia a dia, redução do estresse e muitos outros beneficios.

Seu corpo percebe facilmente como essa nova situação é benéfica e agradável e o fator psicológico acaba entrando com força total: Você sabe que está se sentindo melhor porque fez exercícios. Quando acontece de ficar um dia sem fazer, é normal que sinta falta e vem a cobrança : “Preciso fazer meu exercício, senão posso não me sentir tão bem!”

Além da situação acima, há também o que chamamos de “síndrome de abstinência do exercício”. Ou seja, sensações desagradáveis sentidas ao ficar sem se exercitar,provavelmente relacionadas à falta de produção pelo próprio organismo de substâncias como as endorfinas e encefalinas, durante as atividades de longa duração.

Essas sensações desagradáveis podem ser baixa energia, tristeza, mau humor, ansiedade, irritabilidade e até depressão.

Continua após publicidade

Esse tipo de problema costuma acontecer mais com atletas ou esportistas que se exercitam de forma exagerada, dando extrema importância e priorizando o treinamento em detrimento às relações sociais e outras atividades do dia a dia. Muitas vezes o indivíduo desrespeita inclusive ordens médicas só para não parar de treinar.

Para não chegar a esse extremo, torna-se mais importante ainda o acompanhamento de um profissional de Ed. Física que conhecendo bem seu aluno ou atleta, irá respeitar e controlar seus limites na hora de programar os exercícios. Por mais que o exercício seja prazeroso e benéfico, feito sem controle, pode tornar-se danoso.

Endorfinas e encefalinas: são neurotransmissores produzidos pelo próprio organismo. Bloqueiam a dor agindo como analgésicos e provocando sensação de bem-estar.

Continua após publicidade