Quais são os principais sinais de que ele pode estar me traindo?

por Anette Lewin

“Gostaria que me ajudasse a verificar se meu marido está me traindo, pois ele já me deu alguns sinais que julgo serem de traição, mas ele alega que é coisa da minha cabeça. Eu já o flagrei ele fazendo algo e ele me mentiu dizendo que estava fazendo outra coisa. Vivia na casa de uma amiga de trabalho e ficava superfeliz quando ela ligava. Noto que ele perdeu o desejo por mim. Fico numa tristeza enorme em pensar que tudo está acabando e que tudo começou tão lindo.”

Continua após publicidade

Resposta: Vamos começar pela conclusão do seu e-mail. Você se refere ao começo do relacionamento que era lindo, deduz que, como as coisas mudaram, o relacionamento pode estar acabando e associa essas mudanças à traição. Será que é isso mesmo?

Os “sinais” de traição que você menciona, não são, por si sós, suficientemente fortes para se tirar conclusões.

Vejamos: a amiga de trabalho do seu marido pode ser… apenas uma amiga de trabalho com quem ele se sente bem. Pequenas “mentiras” podem acontecer num relacionamento para evitar grandes brigas. E um certo esfriamento no desejo sexual costuma ocorrer depois de algum tempo de convivência, na maioria dos casais. Você apenas juntou esses fatos, tirou uma conclusão e, talvez, por não aguentar a angústia que as mudanças naturais de qualquer vínculo trazem, decretou o fim da relação!

Os sinais de traição nem sempre são explícitos; nem sempre são os mesmos e nem sempre são uma sentença de morte do relacionamento.

Continua após publicidade

“Dicas” sobre traição só aumentam a desconfiança e a paranoia, portanto vou evitá-las. Em geral, quem quer encontrar sinais, acaba encontrando, já que o ser humano não é absolutamente fiel por natureza. Portanto, se esse relacionamento ainda é interessante para você, ao invés de ficar procurando sinais de traição, procure investir nos momentos em que vocês estão juntos, tornando-os significativos.

Traga a sua energia para dentro da relação evitando desperdiçá-la, ao colocar em foco apenas o mundo dele e não o de vocês. Use sua sensibilidade para medir o quanto ele está interessado em você e reforce os pequenos mimos que recebe. É esse tipo de atitude que mantém e solidifica qualquer relação.

Continua após publicidade