Sinceridade demais no relacionamento magoa? Como ser sincero sem magoar?

por Eduardo Yabusaki

“Será possível que um relacionamento perdure se faltar sinceridade?”

Continua após publicidade

Não se pode questionar um elemento essencial para um relacionamento como a sinceridade, em função de possíveis efeitos que ela venha a acarretar como: mágoas, conflitos ou mesmo discussões.

É sempre importante num relacionamento ambos terem total liberdade e tranquilidade para dizerem tudo o que pensam ou sentem, mas sem dúvida, existem situações em que isso não é tão simples, pois pode gerar ressentimentos.

Exponha sim! Mas com jeito e na hora adequada: intuição e bom senso dão a medida exata

É essencial ter cuidado e sensibilidade para não expor o que pensa de forma inadequada ou em momento inoportuno. Exemplo disso é quando o par pergunta o que acha da roupa que está vestindo ou até mesmo do carro que deseja comprar.

Continua após publicidade

Se considera questionável a preferência do par: deve-se manifestar oposição ou seria melhor resignar-se e deixar o outro curtir essa experiência e tocar no assunto num momento neutro? Sua intuição e o bom senso poderão lhe dar a medida exata, se é para se manifestar naquele momento ou depois…

Certamente deixar de se manifestar não é uma boa alternativa. Afinal, a sinceridade está diretamente associada ao respeito, confiança e transparência entre o casal.

Falta de sinceridade pode estabelecer condição de submissão no relacionamento

Continua após publicidade

Por mais dura ou divergente que possa ser a opinião ou o gosto do par, não se pode deixar de se manifestar, pois isso pode estabelecer uma condição de submissão na relação, o que não é saudável e contraria qualquer princípio de bom entendimento e boa convivência entre o par.

Dessa forma, por mais que o casal seja divergente em opiniões e sentimentos, a arte da vida a dois, reside exatamente na possibilidade de compatibilizar tais diferenças de modo que encontrem harmonia, serenidade, alegria, prazer e satisfação em sua interação.

O desenvolvimento dessas condições desenvolve e faz com que ambos cresçam individualmente e como casal. Viva, curta e cresça!