Será que sofro de mania de perseguição? Como superá-la?

por Eduardo Ferreira Santos

“Não sei o que está acontecendo comigo. Pra mim todo mundo fica tramando contra mim. Não tenho amigos. Os que tive se mostraram grandes traíras. Ninguém me entende, me sinto como um peixe fora d’água, vivo cansada. Só me sinto bem dentro de minha casa. Sinto-me desprotegida e frágil diante de qualquer situação. Por favor me ajude.”

Continua após publicidade

Resposta: A expressão “mania de perseguição” tem vários significados na Psiquiatria e cada um deles exige uma abordagem cuidadosa.

A base do nosso psiquismo é a PERSONALIDADE e existem diversas formas incômodas ou disfuncionais dela se manifestar.

Por exemplo, há um tipo de personalidade chamado de “PERSONALIDADE PARANOIDE ou ESQUIZOIDE”, no qual a pessoa, a princípio, é desconfiada de tudo e de todos, agindo mesmo de forma receosa, temendo ser enganada pelas outras pessoas.

Há, também, o tipo “PERSONALIDADE INSEGURA DE SI” que, por ter como característica a pessoa se sentir frágil e vulnerável, leva a fantasias de que poderia ser facilmente manipulável pelos outros o que, por sua vez, a leva a retrair-se mais e mais; fugindo do contato externo e procurando exaustivamente por alguém em quem possa confiar para “sustentar” sua insegurança.

Continua após publicidade

Já no plano do comportamento de base exclusivamente psicológica, algumas pessoas desenvolvem um transtorno devido a traumas vividos no passado, nos quais ela foi, de fato, traída, enganada, abandonada e gerou crenças inconscientes de que todas as pessoas do mundo agirão assim com ela. Em alguns casos, isso pode ser bem grave e exigir até tratamento medicamentoso.

Enfim, como sempre, o primeiro passo é consultar um especialista (psiquiatra ou psicólogo) e expor clara e profundamente o que você sente para que seja feito um diagnóstico correto e proposta uma terapia adequada.

De qualquer forma, viver assim, com tanto medo, angustiada e isolada deve lhe trazer um sofrimento psicológico intenso e prejudicar sensivelmente sua vida!

Continua após publicidade

Não deixe de procurar ajuda.