imagem de capa

Autoconhecimento

Minhas Atitudes

Somos aquilo que temos pensado nos últimos anos

por Emilce Shrividya Starling

"Valorize o quanto já melhorou e não fique preso no que falta conseguir"

A Filosofia do Yoga tem o poder de transformar as pessoas porque faz com que elas se descubram para a vida e entendam que a força e a alavanca para a transformação estão dentro delas.

Uma das metas do Yoga é nos fazer voltar ao âmago de nossa essência de bondade e divindade. Lembrar que a luz divina habita em nós. Redescobrir que somos fortes, corajosos e com infinitas possibilidades.

Não existe uma forma mágica para ser feliz. Porém, existem caminhos e atitudes com as quais conquistamos a felicidade mental e cotidiana.

Quando a pessoa conhece sua verdadeira grandeza interior, sente que pode superar desafios e obstáculos. O que antes parecia impossível torna-se possível. Boas qualidades florescem em seu interior e lhe fortalecem para realizar o que aspira.

Vai se libertando de medos, dos condicionamentos limitantes, da ideia errônea de ser indigno e pecador. Passa a compreender que todos somos filhos de Deus, portanto da família divina.

Quando percebermos que somos dignos, capazes e fortes, conquistamos autoestima, uma mente saudável e acreditamos em nosso potencial. Com a autoestima fortalecida, ganhamos disposição para superar medos e obstáculos; ficamos aptos para enfrentar com coragem os desafios da vida.

Quatro passos para conquistar autoestima no dia a dia:

1º) Desperte o encantamento pela vida, pela natureza. Sinta-se grato pelo planeta Terra e por estar vivo.

2º) Goste de si mesmo. Descubra a própria força interior e suas potencialidades. Perceba que pode fazer transformações inacreditáveis. Goste do que faz. Goste de seu trabalho. Faça tudo com boa vontade e dedicação, no início, no meio e no final.

3º) A paciência é a melhor ferramenta do trabalho, e quando trabalhamos com amor, além de prosperidade, realizamos algo em benefício dos outros.

4º) Valorize o quanto já melhorou e não fique preso no que falta conseguir. Quando você está animado diante de seus objetivos e vibra com cada pequena conquista, fica mais fácil progredir e realizar suas metas.
Se hoje transmito esses sábios ensinamentos do Yoga e ensino meditação, é por que eu consegui uma verdadeira transformação de minha própria pessoa e de minha mente.

Eu renasci através do Yoga. Posso dizer que sou uma pessoa muito feliz, apesar de... Descobri minha própria coragem, venci medos, conquistei autoestima, mais alegria, saúde e entusiasmo. Aprendi a lidar com minha mente, a purificá-la, acalmá-la, conquistando equilíbrio e tranquilidade na mente. Através de meditações diárias, encontrei o apoio do Ser interior, que me fortalece e me protege.

Para um bom desenvolvimento emocional, precisamos entender um pouco sobre o cérebro e as emoções. Nosso cérebro é um processador de dados. Ele é como um computador e opera as informações enviadas pelos órgãos dos sentidos.

O cérebro é programado por esses órgãos dos sentidos, nos quais nós sentimos as sensações que são sempre moduladas pelas emoções. E nossos sentidos também estão submetidos às emoções que controlam as informações obtidas.

O cérebro reage conforme nossas emoções. Quando ele percebe que estamos tristes, ele lança hormônios de qualidade ruim, trazendo mal-estar físico e doenças psicossomáticas. Quando o cérebro percebe que estamos felizes, ele lança na corrente circulatória os hormônios de ótima qualidade.

Portanto, nosso equilíbrio depende de nossas emoções. Podemos induzir o cérebro a sentir bem-estar ou mal-estar. Podemos fazê-lo sentir o que quisermos. A escolha é nossa. Ou aceitamos nossa vida diária, com alegria e paciência ou ficamos impacientes e nervosos.

Faça seu cérebro trabalhar a seu favor

É importante fazer nosso cérebro trabalhar a nosso favor, mentalizando o que desejamos, criando a realidade a partir de emoções positivas.

Se a pessoa não administra bem seu cérebro, ela pode imaginar doenças e isso faz com que o cérebro produza todos os sintomas dessa doença imaginária, criando as doenças psicossomáticas. Pensando erradamente, ela se torna sua própria inimiga.

Mas, assim como o cérebro pode somatizar o que não existe, ele também pode curar o que existe. Por isso, é essencial alimentar nossa mente com bons pensamentos e eliminar os pensamentos negativos. Acreditar em nossa capacidade para superar os medos e vencer a nós mesmos.

Como o estado emocional influi diretamente no funcionamento do organismo, é importante "direcionar" as emoções para viver em equilíbrio. E, para conseguir isso, precisamos ter vigilância sobre os pensamentos.

Tudo permanece sob o controle das emoções. Não adianta apenas pensar: "Eu vou vencer". "Eu vou ser feliz". Para equilibrar as emoções, é necessário disciplina mental, autoesforço e controle sobre nossos pensamentos.

Como ensina a Filosofia do Yoga: "Somos o que pensamos." Se você pensar que é fraco e derrotado, já se faz fraco e derrotado. Se pensar que é forte, vencedor, já se faz forte e vencedor.

A atitude mental positiva é necessária para a conquista da felicidade mental e prosperidade. Somos aquilo que temos pensado nos últimos anos. Nós fazemos nossa vida. Portanto, vamos escolher sermos nossos amigos, cultivando uma mente pacífica, criativa e positiva.

Felicidade depende principalmente de pensamentos e emoções

Nossa felicidade não depende de ninguém, além de nós mesmos. Depende principalmente de nossos pensamentos e emoções. Depende de confiar em nós mesmos e nos valorizar.

Aprendi com o Yoga que a atitude mental positiva é contagiante, assim como a negativa. Portanto, podemos "contagiar" nosso lar, nossa família, nosso ambiente de trabalho com as vibrações da alegria, da harmonia, da compreensão e serenidade.

Precisamos de bom humor, bem-estar, vitalidade, energia para saborear a vida e equilibrar corpo, mente espírito.

O primeiro passo para sentir bom humor e bem-estar é parar de reclamar. Compreender que reclamar é se concentrar no que não queremos, é falar sobre o que está errado. E tudo aquilo em que concentramos nossa atenção se expande. Desse modo, ao reclamar, atraímos o que não queremos.

Reflita sobre isso e mude seus hábitos e padrões mentais de reclamações. Pare de reclamar. Agradeça mais e você vai sentir o poder interno de cura do agradecimento, trazendo mais saúde e alegria.

Acredite mais em você. Descubra seu potencial. Confie em você e em sua Luz interior. Desenvolva uma boa autoestima e autoconfiança. Desse modo, maior será seu equilíbrio emocional e a tranquilidade da mente.
Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!


É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/S.P, com aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos. É professora de Hatha Yoga em Santos (SP), desde 1989. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.
event 01 jan, 2016

O que você achou do novo Vya Estelar?