Percepção negativa do trabalho pode fomentar sonho de enriquecimento fácil

por Flávio Gikovate

No texto anterior, expliquei como o acúmulo de riquezas ganha uma conotação bastante distante daquela relacionada às necessidades de sobrevivência (veja aqui).

Continua após publicidade

Agora vou me adentrar um pouco mais neste assunto. 

Numa sociedade que valoriza o sucesso na área financeira, acumular riquezas passa ser a meta da maioria das pessoas que consegue desenvolver esse acúmulo.  Todos querem se sentir ‘superiores’, ‘importantes’ e destacados.

No entanto, surge também uma parcela que trata de encontrar meios de enriquecer não relacionados ao trabalho e ao esforço. Assim, a complexa dinâmica social com seus jogos de interesses, aliada à falta de ética, abre espaço crescente para que parte dos políticos, intermediários e pessoas bem relacionadas possam se beneficiar de suas posições para auferir rendimentos mais fáceis.    

Por outra via, surgem os que vivem à margem da sociedade: traficantes, contrabandistas, exploradores de prostituição, do jogo e etc.

Continua após publicidade

Nesses meios sociais, o sonho de enriquecimento fácil se espalha e a relação do dinheiro com o trabalho se esvai.

Desse modo, a ideia coletiva agora é: ficar rico para poder parar de trabalhar.

O trabalho passa então a ter uma conotação cada vez mais negativa e é tratado como um mal necessário, caso não se possa prescindir dele.     

Continua após publicidade