Suco, néctar e refresco: você sabe a diferença?

por Jocelem Salgado  

“Os sucos de frutas, devem ser consumidos imediatamente após seu preparo…”

Continua após publicidade

Diariamente nos deparamos nas gôndolas dos supermercados ou até mesmo em restaurantes, com uma enorme variedade na opção de bebidas, o que muitas vezes pode nos confundir. Suco, néctar e refresco são diferentes. Mas… são todos à base de frutas?

As diferenças estão relacionadas ao modo de processamento e aos ingredientes utilizados em cada produto.

Néctar: são bebidas que podem ter adoçantes, corantes, conservantes e outros aditivos. Segundo a legislação vigente no país deve conter entre 30 e 50% de polpa de fruta

Refresco: são opções não fermentadas, obtidas pela diluição em água potável do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem, com ou sem açúcar. A adição de corantes e aromatizantes é permitida, e em geral devem apresentar no mínimo 10% do suco da fruta.

Continua após publicidade

Suco: segundo decreto do MAPA que estabelece os padrões de identidade e qualidade de bebida, suco ou sumo é definido como: “A bebida não fermentada, não concentrada e não diluída, destinada ao consumo, obtida da fruta sadia e madura, ou parte do vegetal de origem, por processo tecnológico adequado, submetida a tratamento que assegure a sua apresentação e conservação até o consumo”. Este poderá ser adicionado de açúcar em um percentual máximo de 10%, porém deve conter no rótulo a expressão “adoçado”.

Classificação dos sucos

Suco tropical: possuem uma legislação específica e são obtidos pela dissolução em água potável da polpa de fruta de origem tropical, sendo considerada uma proporção mínima de 35% de fruta. Açaí, cupuaçu e manga são exemplos. A porcentagem de polpa de fruta utilizada na preparação do suco tropical deve ser superior ao estabelecido para o néctar.

Continua após publicidade

Suco integral: refere-se ao suco obtido somente da fruta, sem adição de açúcar, sendo proibida a designação integral para suco reconstituído.

Suco desidratado: é o suco no estado sólido, obtido pela desidratação do suco integral, a bebida em pó só é considerada suco se não tiver aromatizantes químicos.

Suco reconstituído: é o suco obtido pela diluição do suco concentrado ou desidratado, sendo obrigatório na sua rotulagem a origem do suco utilizado em sua elaboração e se foi um suco concentrado ou desidratado. A utilização da expressão “reconstituído” é opcional.

E o valor nutricional do suco, néctar e refresco é o mesmo?

Com certeza não, os sucos como são constituídos de 100% da fruta, apresentam um valor nutricional em relação às vitaminas, bem superior, quando comparados ao néctar e refresco que possuem quantidades menores de polpas de frutas.

Os sucos de frutas, devem ser consumidos imediatamente após seu preparo, evitando assim, que algumas vitaminas, como por exemplo, a vitamina C tenha a sua quantidade reduzida.

Agora que conhecemos um pouco sobre as diferenças que iremos encontrar nos estabelecimentos comerciais, devemos fazer boas escolhas. Se possível, evite produtos com adição de açúcar.

Fica a dica: preste atenção para não trocar um delicioso copo de suco natural com 100% fruta, por um néctar ou um refresco, fique atento!