Musculação, aeróbica, pilates, fight dance, yoga hot: como escolher?

por Simone Sarti

Resposta: Penso que a melhor forma de se escolher o que fazer, em termos de atividade física, é experimentando as aulas. Porém, há um risco físico muito grande, fazer as mais diversas modalidades sem um preparo prévio.

Continua após publicidade

Então eu diria que, por ordem de importância, as duas primeiras coisas a serem feitas são:

1º) Uma avaliação física (postural, composição corporal, etc) e médica (cardiovascular);

2º) Começar um treino na musculação. Ela é a base para se fazer qualquer esporte, qualquer modalidade de academia, qualquer arte marcial, etc. Na musculação você tem a possibilidade de trabalhar todos os grupos musculares para que ganhem força e resistência, protegendo as articulações, contribuindo para melhorar a coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade; e ainda de acordo com a condição física de cada um.

Após uns meses, você já poderá escolher qualquer modalidade, que seu corpo já estará preparado para receber novos estímulos. Se você já tem algum objetivo ou já sabe o que gostaria de fazer, o seu treino na musculação pode ser inclusive específico para a atividade escolhida, trabalhando com mais ênfase os grupos musculares que serão mais exigidos.

Continua após publicidade

A partir daí, como escolher entre as atividades citadas?

Ginástica aeróbica e fight dance

São atividades aeróbias (trabalham bastante a parte cardiorrespiratória) e de grande gasto calórico, porém com impacto nas articulações tanto de membros inferiores (pelos saltitos, corridas mudanças bruscas de direção) como de membros superiores; principalmente no fight dance, por ser uma aula que usa como coreografia os golpes de diversos estilos de luta. São aulas animadas, intensas, feitas em grupo e normalmente com música em volume alto.
Tem uma média de gasto calórico de 600 a 800 cal/hora.

Continua após publicidade

Pilates

Pode ser feito individualmente ou em pequenos grupos. Utiliza equipamentos e acessórios específicos da modalidade. Trabalha bastante com consciência corporal, equilíbrio e fortalecimento, principalmente da região do core (abdominal/lombar). Dá força e flexibilidade aos músculos, mas não trabalha a parte cardiorrespiratória. Tem um gasto aproximado de 300kcal /aula.

Hot yoga também conhecida como bikram yoga

São usadas as mesmas posturas da yoga clássica, porém o que muda é como são feitas as sequências. A grande diferença é que as aulas são de 90 minutos e realizadas numa sala aquecida a até 42°C (por isso o “hot”) e com umidade de até 40%. A ideia é recriar o ambiente da Índia, quente e úmido.

Segundo seu criador (o indiano Bikram Choudhuay), a aula relaxa a mente, melhora a flexibilidade e o sistema circulatório. Ainda segundo ele e seus praticantes, a temperatura elevada agiliza o processo de eliminação das toxinas através da transpiração.

Alguns cuidados devem ser tomados se você não está habituado a se exercitar em lugares quentes, pois submeter-se a esforços no calor intenso pode provocar queda na pressão arterial e desidratação devido ao excesso de transpiração (o que não significa emagrecimento).

O gasto calórico estimado é de 400 a 600 calorias.

Saber um pouco sobre cada uma, facilita a escolha, porém as dicas são as seguintes:

Faça suas avaliações;

Comece um treino básico de musculação para fortalecimento geral;

Se possível, assista a diversas aulas;

Pense em qual é exatamente o seu objetivo, pois é melhor do que achar que gosta disso ou daquilo; se esforce, tenha disciplina, que logo os resultados esperados aparecerão e automaticamente você vai acabar gostando do que faz.

Mesmo que você “se apaixone“ pela atividade, não caia na armadilha de “fazer todos os dias". Intercale com dias de descanso ou com o programa de musculação (que não deve ser deixado de lado).