imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Sinto-me pusilânime e covarde. O que faço para vencer isso?

por Eduardo Ferreira Santos

"Assim como o exercício físico pode melhorar as condições corporais, a psicoterapia age no sistema psíquico, revigorando-o e dando-lhe forças para enfrentar as dificuldades da vida"

Resposta: A pusilanimidade (o chamado "pulso fraco", popular "bunda mole") é um comportamento apresentado por pessoas que, geralmente, apresentam algum tipo de Fobia Social (medo de coisas e pessoas, derivado de traumas da infância) ou de Transtornos da Personalidade, do tipo Personalidade Insegura de si.

Não há solução "mágica" para esse comportamento, pois suas raízes estão fortemente fincadas no inconsciente de quem assim se comporta.

O caminho é mesmo uma boa psicoterapia, que pode ser ou não acompanhada do uso de medicamentos, para a reestruturação do esquema de vida construído ao longo de seu desenvolvimento psíquico.

Assim como o exercício físico pode melhorar as condições corporais, a psicoterapia age no sistema psíquico, revigorando-o e dando-lhe forças para enfrentar as dificuldades da vida.



Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?