imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Como terminar a relação quando o parceiro passa por um momento difícil?

01 jan, 2016

por Anette Lewin

O que devo fazer para terminar um namoro com alguém que acabou de perder o pai?

Resposta: Se o relacionamento já estava para terminar e isso já foi sinalizado, o processo deve continuar. É claro que num momento difícil , cuidar da pessoa que foi seu parceiro(a) é importante. Cuidado, porém, não deve ser confundido com falsas expectativas! Às vezes, a pessoa fragilizada por uma perda pode, inconscientemente, usar uma perda para evitar outra... E aí, cabe a você manter as coisas separadas. Esteja por perto, converse, ajude no que for possível, mas evite atitudes que possam sinalizar que você voltou atrás na sua decisão.

Se perder é difícil, alimentar falsas esperanças é mais difícil ainda!

Você pode até adiar por um tempo o rompimento definitivo, mas mantenha a neutralidade em todos os momentos.

Se você já rompeu outras vezes e pretende que esse rompimento seja definitivo, use atitudes, palavras e comportamentos diferentes daqueles que você já usou, para que a pessoa perceba que dessa vez sua intenção é outra! Terminar uma relação afetiva sempre é difícil mas, com o cuidado na medida certa, ambos sairão sem cicatrizes e inteiros para um novo envolvimento.

 

 


É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos:

1º formato: responder as perguntas enviadas por você;

2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.

O que você achou do novo Vya Estelar?