imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Só sinto atração por homens mais jovens. Há algo errado comigo?

por Eduardo Ferreira Santos

"Tenho 49 anos. Estou superbem pra minha idade. Sinto-me feliz com a vida, mas sinto que a sociedade me cobra por eu não conseguir me envolver com homens mais velhos e pior é que eu não procuro os novos, eles vem a mim. Devo ter alguma coisa mal resolvida que me faz ter uma enorme alegria de estar ao lado de um homem mais novo?"

Resposta: A princípio, nada faz pensar que algo possa estar errado com você, mas sim com nossa sociedade e suas exigências preconceituosas.

Por outro lado, além do aspecto físico há de se pensar no emocional, particularmente no desenvolvimento da personalidade. Uma pessoa mais "madura emocionalmente" tem expectativas de relacionamento diferentes de um jovem que, habitualmente, é menos comprometido e mais livre em seus projetos.

Enfim, ninguém é obrigado a "envelhecer" emocionalmente, mas é preciso tomar cuidado para não se expor ao ridículo de, sendo uma mulher madura, ter comportamento extremamente jovial e inadequado.


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?