imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Sou muito tímida e não consigo conversar em grupos. O que faço?

Timidez pode estar relacionada com medo e fobia

por Eduardo Ferreira Santos

"Apesar de ser boa ouvinte e tratar bem as pessoas, sinto-me às vezes inferior aos meus colegas de trabalho. Já fiz tratamento antidepressivo. Como resolver este problema que me angustia muito?"

Resposta: A palavra timidez é, na minha compreensão, um eufemismo para MEDO, fobia mesmo!

A origem disso pode estar desde um 'Transtorno de Personalidade' (tipo 'Personalidade Insegura de Si'), até um transtorno considerado neurótico relacionado ao estresse como o 'Transtorno Fóbico-Ansioso'.

A solução para esse tipo de problema, como os demais que afetam nosso psiquismo, deve ser, em primeiro lugar, a consulta a um especialista (acredito um psiquiatra com formação em psicoterapia), para que seja feito um diagnóstico preciso e indicada a melhor conduta a seguir: somente psicoterapia; psicoterapia com apoio medicamentoso ou com tratamentos alternativos como acupuntura, homeopatia, yoga e meditação.

É terrivel viver com medo e se sentir insegura, portanto não hesite em procurar a ajuda adequada.


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?