Como tornar-me mais autoconfiante mesmo reconhecendo os próprios defeitos?

por Eduardo Ferreira Santos

“O meu desejo era de poder ser mais autoconfiante, mesmo com todos os meus defeitos. Me impor diante de críticas, saber mostrar o meu valor. Mas tenho uma forte tendência de me deixar levar pelo o que os outros pensam. Não tem um dia que eu possa viver em paz, sem pensamentos de negatividade. Eu não paro a minha vida, mas ando sempre angustiada e com vontade de ficar só o tempo todo. O que posso fazer para mudar?”

Resposta: O que você descreve em seu e-mail parece conter uma alta dose de baixa autoestima, características depressivas e um leve Transtorno de Personalidade Insegura de si.

Continua após publicidade

Não há como melhorar um quadro assim, tão amplo e complexo, sem que você procure uma boa psicoterapia.

A sua dependência da avaliação alheia denota essa insegurança e reforça sua visão depressiva o que, por sua vez, reduz sua autoestima.

Como se fosse um “balanço financeiro”, a autoestima leva em conta pontos positivos e negativos que todos temos, mas o importante é que este balanço seja positivo para que possamos nos sentir com força e coragem para enfrentar as vicissitudes da vida.

Portanto, não hesite em procurar um psicoterapeuta, seja psicólogo ou psiquiatra e reveja seus conceitos sobre si mesma.

Continua após publicidade