Traição virtual seria motivo para acabar com o casamento?

por Eduardo Yabusaki

“As pessoas não dimensionam o tamanho do estrago que uma traição virtual pode trazer para o casamento”

Continua após publicidade

O contato intenso com o mundo virtual pode ter como uma de suas consequências uma exposição ao assédio ou à tentação de atender a um desejo ou fantasia sexual.

Exatamente aí entra o importante papel de cada um. Afinal, se dermos margem para que aconteça qualquer coisa, acabaremos vivenciado-a.

Os estímulos e oportunidades são infindáveis pela internet no que se refere ao sexo, portanto todo cuidado e esforço pode ser necessário.

Manter um relacionamento, ou mesmo um contato fortuito, mais intenso ou apimentado sexualmente, pode parecer apenas uma brincadeira ou mesmo um relacionamento tido como menos sério por ser virtual. Porém, coloque-se no lugar de seu cônjuge e imagine que sentimentos poderão ser despertados? Como é ser flagrado vivendo essa situação, é confortável? Para você é correto? Imagine então para a outra pessoa ao ser surpreendida por esse evento?

Continua após publicidade

Viver essa situação certamente implica riscos, pois em muitos casos nem se sabe quem está do outro lado; sem contar o fato de ser flagrado por quem não se quer, em tese, magoar. A traição virtual pode ser motivo para ruptura de um casamento. Além do mais, mesmo que essa relação fique apenas no virtual, acaba por desviar a atenção, dedicação e energia que poderia ou deveria ser dedicada ao cônjuge.

Por mais que se tente justificar, nada explica ou convence que essa busca seja meramente diversão e que não tenha nenhum significado para quem foi traído. Portanto, pense muito antes de buscar por essa situação.

Fui flagrado, o que fazer?

Se acontecer de ser flagrado e seu par decidir romper o casamento, o único caminho é reconhecer o erro e pedir perdão, mas cabe ao outro concedê-lo ou não, bem como permitir uma segunda chance.

Continua após publicidade

Para uma possível reconstrução do relacionamento, será preciso muito empenho e dedicação para restaurar a confiança, o respeito e a segurança do outro em relação a você. Assim não há limites para esse processo de resgatar o relacionamento, o que não é uma tarefa nem sempre fácil.

Mostre esse empenho principalmente com atitudes que demonstrem seus sentimentos e mudanças. Não basta dizer que ama, faça coisas que representem isso, como por exemplo, dê um presente desejado; mostre características suas que o outro admire ou considere uma virtude. Enfim, faça tudo o que for positivo para você e seu par.

Perdão e reconquista não deve se transformar em submissão

No entanto, esses agrados não devem se manifestar em forma de submissão, pois você possui seus gostos, desejos e modo de ser. Tenha sempre iniciativas positivas em favor do casamento, como por exemplo ser gentil, oferecendo alguma ajuda antes mesmo que o outro peça.

Essas ações vão criar condições para o perdão e consequentemente para uma nova forma de amar entre vocês em um novo caminho.