Traição: Perdoei, mas fiquei mal resolvida. O que faço?

por Anette Lewin

“Sou casada há 17 anos, tenho dois filhos e no ano passado meu marido falou que me traiu. Eu o perdoei, não toco mais no assunto, mas não consigo tirar isto da minha mente.”

Continua após publicidade

Resposta: Perdoar é uma coisa, esquecer é outra.

Dificilmente você conseguirá apagar um fato traumático de sua memória, assim como não se consegue apagar totalmente uma cicatriz da pele. Perdoar significa você conviver com a lembrança desse fato, mas tentar diminuir a importância dele na sua vida presente. De que forma? Construindo novas experiências agradáveis e importantes entre você e seu marido que acabem “desbotando” a experiência ruim do passado.

Lembre-se que você nada pode fazer com relação ao que passou, mas tem muito a construir em sua vida atual . Estar casada com alguém implica em perdoar várias vezes, pois existem decepções no dia a dia de qualquer casal. E saber perdoar o outro está intimamente relacionado a estar de bem com você mesma. Você já parou para pensar se está realizada na sua vida pessoal, independentemente do casamento? Está feliz com seu dia a dia? Tem planos para o futuro? Tem feito o que sente vontade de fazer? Talvez correr atrás dessa realização, seja o mais sensato para ocupar seu tempo com algo importante e tirar da sua cabeça essa obsessão torturante e inutil.

 

Continua após publicidade