imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Descontar tristeza na comida é um transtorno alimentar?

por Eduardo Ferreira Santos

Resposta: Na verdade, parece que o seu problema está relacionado a um estado depressivo e não à comida propriamente dita. Portanto, não podemos falar de um "Transtorno Alimentar" e sim de um "Transtorno Depressivo" que exige cuidado e tratamento.

Podemos dizer que a depressão é um quadro bastante complexo e amplo, que não se restringe apenas ao clássico Transtorno Bipolar.

Existem casos, chamados de "depressão mascarada" em que os sintomas de um vazio interno, de uma tristeza profunda, de insatisfação, de falta de força de vontade podem se manifestar de diversas formas, seja como doenças psicossomáticas, seja com atos compulsivos como uma ingestão aumentada de alimentos, como deve ser o seu caso.

 


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?