Como lidar com uma pessoa muito próxima com uma doença, mas recusa tratamento?

por Rosemeire Zago

"Sou casada há 27 anos, meu marido tem diabetes, já foi ao médico, mas se recusa a se tratar. O que eu faço?"

Continua após publicidade

Resposta: O mais indicado é fazer com que ele perceba a necessidade e importância do tratamento, mostrando-lhe artigos baseados na literatura. Como você cita que ele já foi ao médico, acredito que o mesmo tenha dado todas as orientações necessárias, não é mesmo?

O fato dele negar a se tratar e assim ter um controle sob uma doença tão séria, não trará conseqüências apenas para ele, mas para você e a família como um todo. Ele tem essa consciência? O que ele justifica para negar tal tratamento?

O apoio dos familiares é imprescindível, como colaborar para uma reeducação alimentar, incentivar a fazer atividade física, mas nada por ser feito sem a colaboração e desejo dele. Ainda que ele negue, não desista. Procure participar de palestras, artigos específicos e compartilhe com ele. Aos poucos ele poderá tendo uma maior consciência do quanto o controle da doença poderá melhorar diretamente sua qualidade de vida.

Atenção!

Continua após publicidade

As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento.