Problema é uma consequência e não um começo

por Roberto Shinyashiki

“Todos os problemas, sem exceção, emitem sinais em todas as suas etapas de evolução”

Continua após publicidade

A grande maioria dos problemas que existem já vêm sendo alimentados há muito tempo na sua empresa ou na sua vida pessoal. Por isso, não convém se iludir achando que problemas são acontecimentos repentinos, que surgem do nada, de uma hora para outra.

Mas, infelizmente, muitos profissionais e empresas ainda acham que problemas acontecem inesperadamente e por isso se surpreendem quando dão de frente com eles.

Um problema sempre dá sinais de que vai explodir. Se até um tsunami avisa que está chegando, o que dizer de um atraso na entrega dos produtos da sua empresa?

Portanto, quando alguém vem contar-lhe que um problema explodiu, perceba que raramente essa explosão é uma novidade. Na maioria das vezes o problema já emitiu muitos avisos antes de se manifestar e algumas pessoas que estão envolvidas já comentaram sobre ele com seus superiores.

Continua após publicidade

Por isso, é sempre possível identificar e, principalmente, solucionar a questão, até mesmo preventivamente. Isso ocorre com qualquer tipo de problema: da obesidade à falha no fluxo de caixa, da falta de emprego ao controle de qualidade…

Uma mancha na parede pode ser sinal de infiltração de umidade. Ela vai crescendo silenciosamente, dia após dia, e, em um determinado momento, pode colocar em risco toda a estrutura física de um edifício. É um sinal que anuncia a explosão de um problema: um desabamento.

Quer saber como está sua empresa? Converse com o pessoal do atendimento ao consumidor. Quer saber como está a qualidade dos produtos que você vende? Visite o estoque da empresa. Acho que até deveria ser obrigatório que o pessoal de marketing visitasse o estoque da empresa todas as semanas para conhecer o resultado de suas ideias. Precisamos conhecer os locais estratégicos para ter consciência da realidade dos fatos do trabalho de cada um de nós na organização.

Continua após publicidade

Um problema é sempre uma consequência e não um começo! Todos os problemas, sem exceção, emitem sinais em todas as suas etapas de evolução.

Podemos dizer que todo problema é, antes de tudo, “uma tragédia anunciada”. Na verdade ele é parte de um processo degenerativo na empresa. Precisamos compreender claramente que os problemas têm um ciclo definido.

Vamos chamar de explosão o momento em que um problema aparece, porque, apesar de ele ser uma tragédia anunciada, a explosão é a ocorrência mais marcante de seu ciclo. Antes de explodir, o problema dá sinais de alerta; depois, acontecem os danos. Esses três momentos formam o que chamamos de ciclo do problema:

As três fases do ciclo do problema

1. Fase de alerta – é a fase onde os sinais anunciam que algo está errado.

2. Fase de explosão – é o momento em que “a bomba explode”, isto é, quando o estrago aparece de modo bastante claro.

3. Fase de danos – depois de o problema explodir, é quando se tem consciência dos prejuízos e do comprometimento que ele causou nos negócios.

Para resolver um problema de verdade, ou pelo menos minimizar seus efeitos, é preciso cortar o mal pela raiz. E isso só é possível quando se conhece com profundidade cada uma dessas fases do ciclo do problema.

Pense sobre isso e não seja pego de surpresa pelas dificuldades!