imagem de capa

Varizes pode ser sinal de que a saúde não está bem; diz especialista

Da Redação

"Manter as pernas sempre saudáveis e em movimento é a dica do especialista para evitar problemas vasculares"

Problemas vasculares nas pernas podem indicar que a saúde não está boa. Dor, vermelhidão e inchaço são sinais e sintomas que exigem cuidados médicos, sob pena de a pessoa sofrer uma trombose (entupimento de veia) e, posteriormente, risco de embolia pulmonar – que ocorre quando o coágulo que estava entupindo uma veia da perna se desprende e percorre o caminho do sangue, instalando-se em uma artéria pulmonar.

“A função do sangue que corre pelas artérias é alimentar células, músculos e órgãos do corpo. Já as veias fazem o caminho contrário, trazendo o sangue carregado de impurezas até o coração e pulmões, onde é novamente oxigenado. Pessoas saudáveis apresentam circulação eficaz. O surgimento de problemas venosos indica que o sangue começa a se acumular nas pernas. Manter a saúde das pernas, então, é fundamental para evitar problemas nas veias”, diz o doutor cirurgião vascular Ricardo Aun.

Mais graves que os problemas nas veias são as doenças arteriais. Segundo o médico, os principais fatores de risco responsáveis pelo estreitamento das artérias incluem nível elevado de estresse, altas taxas de gordura no sangue (colesterol e triglicérides), sedentarismo, hipertensão, diabetes e obesidade. O consumo de álcool e o fumo também agravam a saúde. “Principalmente o fumo, já que o cigarro danifica a parede interna dos vasos e aumenta as chances de formação de coágulos”.

Infarto, derrame e AVC (acidente vascular cerebral) podem se formar a partir de problemas arteriais. “Se houver entupimento de um vaso que irriga o cérebro, por exemplo, há chances de o paciente ser acometido por um derrame ou AVC. No caso de uma obstrução da artéria que irriga o coração, o paciente pode sofrer um infarto”, diz Aun.

Manter as pernas sempre saudáveis e em movimento é a dica do especialista para evitar problemas vasculares.

“Quem costuma passar longos períodos em pé ou sentado deve movimentar bastante pernas e pés. Praticar caminhadas três vezes por semana, subir e descer escadas em vez de tomar elevador, ou mesmo nadar e pedalar são ótimos exercícios para ativar a ‘bomba muscular’, bem como a irrigação arterial dos diversos órgãos e do próprio coração”.

Cuide da alimentação, para evitar sobrepeso e obesidade, pratique atividades físicas regulamente – principalmente as aeróbicas – e largue o fumo.

 


Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.

O que você achou do novo Vya Estelar?