É possível mudar um comportamento arraigado de insegurança?

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

por Rosemeire Zago

 

Continua após publicidade

Sou uma pessoa extremamente insegura emocionalmente. Li num artigo que isso se concretiza até os dois anos de idade. Existe como mudar essa insegurança ou já se tornou parte da personalidade?

Resposta: Pode mudar isso sim. A pessoa insegura não confia em seu valor pessoal porque sequer tem consciência do mesmo.

A segurança se obtém com o autoconhecimento, ou seja, ao conhecer mais quem você é, suas qualidades, reconhecendo suas conquistas, aos poucos poderá sentir mais confiança e segurança em você e em seus comportamentos. Para que isso se torne possível o mais indicado seria fazer uma psicoterapia.  

Sou insegura no convívio social, mas em casa não.
Sou insegura quando estou diante de outras pessoas, principalmente desconhecidas. Não sou uma mulher alta, não trabalho e nem tenho amigos.Sou casada e vivo muito bem com meu marido
 

Resposta: Você escreve que vive bem com seu marido, ou seja, dentro de casa, em sua zona de conforto parece que tudo vai bem, o que pode se dar pelo fato de seu marido compensar sua necessidade de apoio e segurança, mas quando na presença de outras pessoas sente-se insegura. Procure pensar nas seguintes questões:
 
– O que teme quando está com outras pessoas?
 
– Do que tem medo de se expor?
 
– De onde vem essa impressão que estão olhando ou falando de você?
 
– O sentimento, ou sensação como descreve, lhe é familiar?
 
– Em que época da vida já teve esses mesmos sentimentos?

Continua após publicidade

Geralmente quando temos algum sentimento quando adultos, muitas vezes eles se originaram na infância, e por isso são sentimentos já conhecidos por nós, e que nosso inconsciente nos faz revivê-los para que possamos aprender a lidar com eles.

Por que fez questão de colocar sua altura? Isso a incomoda?  O que importa na verdade é qual a impressão que você tem de si mesma e não o que outras pessoas venham a olhar, pensar ou falar.

Você escreve que não trabalha ou não tem amigos. O que a impede de trabalhar ou ter amigos? Você já tentou? Procure não deixar apenas que as emoções definam sua vida, para isso é preciso também que seu lado racional seja considerado.

Continua após publicidade

Procure pensar nas questões sugeridas e de cada resposta faça outra pergunta, até que você encontre as respostas que busca, e o entendimento da origem de sua insegurança.