imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Tenho vergonha de pedir aos meus pais para ir a um psicólogo e desenvolvi bulimia

Fazer psicoterapia na adolescência orienta psiquismo para vida adulta

por Eduardo Ferreira Santos

"Tenho 16 anos. Venho acompanhando o site há pouco tempo, mas adorei o tema sobre autoconhecimento, pois tenho um certo problema para descobrir quem realmente sou e vivo em conflito... Bom são tantas coisas, tenho vergonha de pedir para meus pais para ir em um psicólogo. Nesse meio tempo, desenvolvi bulimia, sinto-me triste e depressiva como se todos me odiassem sempre, mesmo tendo muitos ''amigos''. Acho minhas amizades superficiais, pois só se importam comigo de vez em quando. Eu sinto às vezes que não sou nada, pois não me encontro, não consigo achar meu ''self ''.

Resposta: A adolescência é mesmo considerada uma fase "potencialmente crítica" em nossa vida, pois fervilham as clássicas perguntas: "Quem sou?", "De onde vim"?, "Para onde vou"?"

É um período de estruturação da personalidade e dúvidas sobre si mesmo surgem com frequência.

Em alguns casos, como o seu, por exemplo, parece que chegam a causar um certo sofrimento psicológico mais intenso, podendo mesmo causar sintomas como o que você está apresentando.

Nesse caso, sugiro que você reúna forças para contar a seus pais sobre sua angústia e peça ajuda a eles para que possam arrumar uma psicoterapia para você.

Sei que não é facil, devido à propria introspecção, mas esse é um período crucial em sua vida e ideal para se "corrigir" eventuais distorções psicológicas que possam estar ocorrendo.

A palavra CRISE, em chinês, é formada por dois ideogramas em que um significa DESASTRE e o outro OPORTUNIDADE. Portanto, está é a MELHOR oportunidade para você dar uma orientação mais adequada ao seu psiquismo e chegar à fase adulta saudável e com mais possibilidades de ser feliz!

Não sofra em silêncio! Procure ajuda! Peça sim a seus pais para ver uma psicoterapeuta (psicóloga de adolescentes) que, sem dúvida, irá ajudá-la bastante. Como a adolescência é um período importantíssimo na estruturação da personalidade, acredito que fazer terapia com um profissional do mesmo sexo possa auxiliar bastante nesse processo, através da identificação.

Boa Sorte!


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?