É possível adquirir autoconhecimento sem fazer psicoterapia?

por Silvia Maria de Carvalho

Resposta: A vida ensina para quem:

Continua após publicidade

– Se dispõe a aprender com seus erros;

– Não se esconde atrás das atitudes dos demais;

– Presta atenção no seu modo de agir;

– É capaz de assumir o controle de sua felicidade, sem colocá-la na mão de outros;

Continua após publicidade

– Entende que o mundo não conspira contra si. As coisas acontecem para todos e não há justiça, muitas vezes.

Desde que você se responsabilize por seus atos, tente corrigir seus "defeitos" ou aquilo que considera problema, sim, você pode adquirir maior consciência de si mesma.

Essas são constatações importantes para quem quer cuidar da própria vida.

Continua após publicidade

No entanto, há conquistas que apenas um trabalho psicoterapêutico pode alcançar.

Muita gente ainda vê a psicoterapia como um tratamento para "doidos" ou para "fracos" que não conseguem resolver suas vidas sozinhos. Há ainda os que dizem não acreditar em psicólogos, como se fossem uma lenda ou magia. A psicoterapia trata, entre outras coisas, das relações humanas. Entendo que relações não são palpáveis. E é mais fácil falar do que é visível. Creio que falta conhecimento e informação, pois acima de tudo, a psicologia é uma ciência.

A psicoterapia é um processo realizado por um profissional capacitado. É fundamental ter um lugar específico e sessões regulares, assim como a neutralidade do psicólogo para que esse possa ouvir sem julgamentos e críticas, a história e o sofrimento de seu cliente.

Através do vínculo formado entre ambos, é possível estabelecer a confiança necessária para o desenvolvimento de um bom trabalho.

Mais que autoconhecimento, busca-se psicoterapia quando percebemos caminhar em círculos, sem conseguir resolver algumas dificuldades da vida ou ainda sofremos muitas vezes sem saber os reais motivos.

O profissional, com habilidade para questionar, pode nos indicar alternativas e ensinar novos padrões de comportamento que, por estarmos tão dentro do problema, não conseguimos ver. Além da capacidade de nos auxiliar a fazer conexões entre nossa história de vida e as dificuldades atuais.

Fazer psicoterapia para autoconhecimento ajudaria muita gente a não chegar "no fundo do poço" e seria uma forma de prevenção. Cuidamos do colesterol e da pressão alta; por que não cuidarmos dos sentimentos e pensamentos que nos perturbam?

Observação: Faculdades de Psicologia oferecem atendimento psicológico por valores simbólicos. Procure informação na região onde você mora.