imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Ao pedir ajuda dele em dinheiro passo a ideia de aproveitadora?

01 jan, 2016

por Anette Lewin


"Eu sou mais gastona e ele é muito controlado. Não quero que ele me cubra de mimos e presentes, quero apenas sentir boa vontade, iniciativa e interesse em prestar atenção em minha vida, nos meus problemas. Mas ao pedir ajuda dele em dinheiro para me ajudar em minhas dívidas passo a ideia de aproveitadora?"

"Seus empréstimos são seus e você tem que avaliar se pode assumi-los"

Resposta: Você e seu parceiro têm visões diferentes com relação a dinheiro. Você gasta mais do que pode e ele quer economizar mais do que deve.

Para que vocês se entendam cada um deve ceder um pouco, mas não esquecer que a forma de pensar do parceiro com relação a dinheiro é diferente!

Se esse esforço for feito, vocês podem se entender sim, pois pela diferença entre vocês a relação poderá chegar a um equilíbrio com relação a gastos, se houver compreensão mútua.

O que você não deve fazer é usá-lo para cobrir empréstimos que você faz, pois aí sim, ele vai ficar muito bravo. Seus empréstimos são seus e você tem que avaliar se pode assumi-los. Seu jeito de se doar e o dele são diferentes! Ele me parece uma pessoa mais programada que não gosta muito de sair de sua programação para ousar; você pelo contrário, se desprograma mais, ousa mais. Então é mais fácil você, que sabe se desprogramar, resolver problemas.

Se você procura um parceiro que resolva coisas por você ou com você, não é ele. O que pode acontecer, com o tempo, é ele ir se tornando mais flexível através do seu exemplo. Mas isso não é para agora, é para daqui a algum tempo.

Por enquanto, a única forma da relação ir em frente é você evitar cobrar coisas que ele não pode te dar e aceitá-lo com as coisas boas que ele certamente tem. Ou não tem?


É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos:

1º formato: responder as perguntas enviadas por você;

2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.

O que você achou do novo Vya Estelar?