Por que a vida a dois é tão difícil?

por Anette Lewin

Resposta: Na vida a dois ambos têm de ceder, e muito!

Continua após publicidade

Talvez, na sua avaliação, você não pensou que seu parceiro deve estar cedendo tambem. Certamente há coisas das quais ele abre mão por você, senão não haveria relacionamento! A mulher, em alguns casos, cede em algumas coisas para obter outras. Não seria esse o seu caso? Pense no que você obtém quando cede. Ninguem cede à toa.

Relacionamento é um jogo que requer muita sensibilidade para que os envolvidos percebam o que estão ganhando e do que estão abrindo mão.

E muita sensibilidade para perceber também os ganhos e perdas do parceiro.

Se essa sensibilidade não for trabalhada, cada um fica com a sensação que está investindo mais que o outro. E a relação fica tensa. Afinal, é muito mais fácil perceber o que damos do que o que recebemos, não é?

Continua após publicidade

Ele não quer casar
Há um tempo atrás, pedi uma resposta dele quanto ao casamento e ele respondeu que não está nos planos dele para os próximos dois anos

Resposta: Pense em seu relacionamento como um todo. Seu namorado diz que não está nos planos dele casar daqui a dois anos mas isso não quer dizer que ele não queira casar. Ao invés de conversar sobre datas, seria mais interessante conversar sobre o que é o casamento para ele, o que falta para ele se sentir preparado, como cada um vai participar da vida em comum, etc. Uma conversa informal, nada de altas reflexões filosóficas com sentido de cobrança. E mais importante do que qualquer conversa, é fazer do convívio a dois algo agradável e envolvente. Quando o convívio é pesado no namoro, o casamento acaba sendo visto como um perigo a ser evitado a qualquer custo.

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento

Continua após publicidade