Chás podem ser eficazes no tratamento de TDAH em adultos, indica estudo

por Jocelem Salgado

“Estudos desenvolvidos no Mental Health Center of China Hospital publicado em 2010 pela Medical Hypothesis mostra uma outra faceta do chá verde. Ou seja, que seu consumo pode ser um tratamento eficaz para adultos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)”

Continua após publicidade

A bebida mais consumida no mundo, dentre as não alcóolicas é o chá, além de ser refrescante e estimulante.

A Ásia é a maior produtora de chá, porém seu maior consumo está na Inglaterra e nos Estados Unidos, onde o chá é consumido preferencialmente gelado.

Na Índia, China, Japão, Sri Lanka, Taiwan e Indonésia, países onde a maior parte do chá é cultivada é advinda da família da camellia. O cultivo dos chás de melhor qualidade é feito à sombra e em grandes altitudes, sendo que as folhas mais puras são colhidas a partir dos ramos mais novos e dos brotos de folha, que por sua vez contêm altos níveis de fenois, enzimas e cafeína.

Os três principais tipos de chá são:

Continua após publicidade

Verde (japonês e chinês) – Este por sua vez, muito consumido nos países asiáticos, não é fermentado, suas folhas são colocadas no vapor da água e colhidas logo depois. Em seguida secam naturalmente, resguardando seus compostos fenólicos.

Preto (indiano) – Preferido nos países ocidentais é produzido pela secagem e fermentação das folhas, dessa forma transforma os fenois que não têm sabor nem cor na substância adstringente e pigmentada do ácido tânico.

Oolong (preto chinês) – combinação dos processos do chá preto e do verde. Para garantir um sabor uniforme, a maioria das marcas de chá vendida, possui uma mistura de até 20 variedades diferentes de folhas.

Continua após publicidade

Hoje, o chá é visto pelos pesquisadores como benéfico à saúde e suas evidências vão além de ser apenas reconfortante/estimulante, pois possui baixíssima caloria.

Através de estudos descobriu-se que o risco de derrame cerebral reduziu em 70% nos homens que bebiam até 5 xícaras de chá preto por dia. Essa redução foi associada à grande quantidade de bioflavonoides presentes no chá, que são pigmentos vegetais e geralmente relacionados à proteção contra ataques cardíacos, câncer e outras doenças.

Outro ponto reforçado pelos estudiosos sobre a proteção foi sobre a forte propriedade antioxidante. Essas substâncias podem ter efeito protetor contra derrame cerebral de duas formas: reduzindo a capacidade de formação de coágulos das plaquetas, em sua maioria o principal responsável dos derrames cerebrais. Outra forma é pelo impedimento de lesões arteriais causadas por radicais livres, que são as moléculas instáveis liberadas quando o organismo queima oxigênio. O chá verde é rico em bioflavonoides e possui alto teor de vitamina K, o que pode compensar as propriedades anticoagulantes.

Dentre as inúmeras propriedades benéficas encontradas nos chás, vale lembrar a presença de compostos bioativos como as teofilinas, as quais são responsáveis pela dilatação das vias aéreas pulmonares. Estudos têm mostrado que elas podem ajudar pacientes asmáticos ou portadores de outras doenças respiratórias a respirarem mais livremente.

Os chás e também os vinhos possuem os chamados taninos, são substâncias que ligam a superfície das proteínas na boca, causando a sensação de enrijecimento e de engrossamento de líquido. Essas substâncias também são responsáveis por ligarem e incapacitarem as bactérias formadoras de placa na boca, podendo assim ter efeito antisséptico benéfico em pessoas que tenham tendência a problemas dentários. E o chá verde novamente entra em ação benéfica por possuir fluoreto que tem ação protetora contra cáries.

Estudos recentes desenvolvidos no Mental Health Center of China Hospital publicado em 2010 pela Medical Hypothesis mostra uma outra faceta do chá verde. Ou seja, que seu consumo pode ser um tratamento eficaz para adultos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é reconhecido como um transtorno psiquiátrico comum na infância e tem base neurobiológica, genética e neuroquímica

Os principais sintomas são:

• Infância – Falta de atenção, desorganização, hiperatividade e impulsividade.

• Idade adulta – Hiperatividade diminui, mas a desorganização falta de atenção e impulsividade permanecem. Adultos com hiperatividade queixam se muito dos seguintes sintomas:

• Maiores taxas de falhas acadêmicas e transferências,
• Rendimentos mais baixos,
• Maiores taxas de perda de emprego,
• Altas taxas de acidentes de carro,
• Maior número de divórcios.
• Também podem apresentar maior prevalência de ansiedade, depressão, abuso de drogas e comportamentos antissociais do que a população em geral

Ocorrência da doença:

• Afeta entre 5% a 10% de crianças e adolescentes em todo o mundo.
• 36% dos adultos que preenchiam os critérios para o TDAH quando crianças continuaram a manifestar esses sintomas na idade adulta.
• 4,4% da população adulta nos EUA atende aos critérios para TDAH.
• A presença desse transtorno (TDAH) em adultos é cada vez mais reconhecida como um transtorno psiquiátrico pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV).

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – DSM) é um manual para profissionais da área da saúde mental que lista diferentes categorias de transtornos mentais e critérios para diagnosticá-los, de acordo com a Associação Americana de Psiquiatria (American Psychiatric Association – APA).

Estudos epidemiológicos têm apontado que a incidência de TDAH é menor nos países com maior consumo médio de cafeína.

Embora ainda não tenha sido testado se a cafeína é eficaz no alívio de distúrbios cognitivos em pacientes com TDAH, resultados positivos promissores foram obtidos utilizando um modelo animal de ratos espontaneamente hipertensos (a administração de cafeína previniu déficits da performance da memória).

• O chá, a menos que seja descafeinado, contém entre 32-42 mg/150 ml cafeína.

• O chá normal em si pode conter mais cafeína do que o café, quando medido em sua forma seca.

• Os chás contêm dois metabólitos da cafeína (substâncias como a cafeína): teofilina, que é estimulante mais forte do que a cafeína e teobromina, que é ligeiramente mais fraca que a cafeína.

• A cafeína no chá pode aumentar a excitabilidade do sistema nervoso central, podendo ajudar a elevar o moral, melhorar o pensamento e a memória, aumentar a atenção, eliminar a fadiga e melhorar a eficiência no trabalho e na escola.

• Apesar dos profissionais da saude considerarem os estimulantes como a forma de tratamento mais importante para portadores de TDAH em adultos, muitos adultos com o transtorno continuam a demonstrar sintomas residuais significativos mesmo após o tratamento. Isso se deve aos efeitos colaterais dose-dependentes que podem levar a falhas de adesão ao tratamento.

• O chá é uma espécie de estimulante e é uma bebida apreciada por muitas pessoas no mundo todo. A cafeína no chá pode reduzir o cansaço e melhorar o desempenho, aumentar a confiança das pessoas, automotivação, atenção, vigilância, eficiência, concentração e desempenho cognitivo.

• Assim, pesquisas recentes têm proposto que o consumo de chá pode ser uma forma ativa e efetiva no tratamento de TDAH em adultos.

Chás

As folhas do chá possuem o dobro de cafeína em relação aos grãos de café, mas medido em relação ao volume esse número reduz e muito, por ser o chá mais diluído e o café mais concentrado. Por esse motivo, o chá com seu menor nível de cafeína é considerado estimulante e dessa forma, pode favorecer a inquietação ou dificuldade de dormir, se consumido em grandes quantidades ao longo do dia, e ainda poderá provocar azia e má digestão. Mesmo o chá descafeinado, não é livre de cafeína. Assim poderá desencadear dores de cabeça e enxaquecas em pessoas sensíveis. O contrário também poderá acontecer; aliviar dores de cabeça se tomado junto com aspirina ou outros analgésicos. Outra substância presente no chá é a teobromina, que tem efeitos semelhantes aos da cafeína, porém mais brandos.

Quando o chá é consumido junto com uma refeição rica em ferro, o tanino presente no chá pode impedir em até 80% sua absorção. Para os vegetarianos, consumidores de muito chá, isso pode ser um sério problema, pois são mais propensos a sofrer essa perda de ferro. Em contrapartida, indivíduos que sofrem com anemia podem ingerir junto às refeições sucos de frutas cítricas, pois ajudam na absorção de ferro.

Dicas sobre o consumo

Espremer suco de limão ou acrescentar leite no chá liga os taninos e bloqueia parcialmente o efeito sobre o ferro.

O consumo de chá entre as refeições não afeta a absorção de ferro.

A ingestão de chá para crianças, deve ser moderada, para evitar anemia por deficiência da absorção do ferro.

Os ácidos tânicos podem manchar o esmalte dos dentes e o uso de alguns produtos para bochechos pode intensificar essas manchas.

O chá assim como o café, tem efeito diurético e dessa forma aumenta a produção de urina pelos rins e isso pode alterar o equilíbrio dos líquidos do corpo e das substâncias pela perda de potássio.

Saiba para que servem os principais tipos de chá e como consumi-los – clique aqui e leia

Mais informações: www.jocelemsalgado.com.br