Visão pessimista torna a mente ansiosa

por Emilce Shrividya Starling  

“O momento presente é sua colheita. É a consequência de suas escolhas”

Continua após publicidade

O mundo atual está sempre voltado para o futuro ou passado e não se valoriza o momento presente. Quanto mais as pessoas estiverem focadas no passado ou no futuro, mais elas vão perder de desfrutar o agora, o momento mais precioso que existe. Elas ficam na ilusão que o próximo momento será melhor do que este. E, assim, perdem de viver a vida.

Como disse o escritor alemão Eckhart Toele: “As pessoas não percebem que agora é tudo o que é, não existe passado ou futuro, exceto como uma memória ou antecipação em nossas mentes.”

Quando agimos conscientes no momento presente, nossas ações têm mais amor, qualidade e tranquilidade. Mesmo quando praticamos a mais simples ação, se estivermos focados no agora, a insatisfação e infelicidade se dissolvem… nossa vida flui com mais facilidade e contentamento.

A reclamação é uma não aceitação e traz negatividade. Ao reclamar, nós nos sentimos vitimas e insatisfeitos. Precisamos tomar atitudes positivas para mudar as situações ou aceitá-las. Não adianta ficarmos brigando com a vida ou nos lamentando.

Continua após publicidade

Aceite o agora em vez de lutar contra ele. Compreenda que é inútil resistir ao que está acontecendo. O momento presente é sua colheita. É a consequência de suas escolhas. Ter aceitação não é um estado passivo. Exige coragem e sabedoria.

Mude o modo de ver a vida. Se ficar pessimista, vendo as coisas de uma maneira negativa, sua mente se tornará cada vez mais ansiosa, limitada e negativa. Não se perca no passado, remoendo acontecimentos, guardando ressentimentos, acumulando raiva.

Lembre-se com alegria dos bons momentos. Aprenda com os erros que fez no passado. Não fique, porém, preso no passado. Seja corajoso e perdoe a você mesmo e aos outros. Tenha força e resiliência (autossuperação) para perdoar e deixar ir o passado e a tristeza.

Continua após publicidade

Quando a pessoa não quer esquecer as lembranças e acontecimentos tristes, ela não quer uma mudança positiva. Em um nível inconsciente, ela quer sentir depressão e raiva. E, desse modo, não consegue ver os bons aspectos da vida. Prefere viver infeliz e descontente. Isso é insensato. É ser inimigo de si mesmo.

Portanto, é importante desenvolver a aceitação e não criar uma resistência interna contra a vida e os fatos. Essa atitude trará um sentimento de não dependência e menos medo do futuro.

Desenvolva coragem para superar a dor e os momentos difíceis. Não encubra sua dor com remédios ou qualquer vício. Descubra sua força interna. Busque refúgio em Deus, com uma mente confiante. Não deixe a mente tomar conta de você. Se você não usar sua mente de maneira correta, sua mente se tornará destrutiva e dominará você. Não acredite nas armadilhas do ego e da mente negativa.

Se usar sua mente corretamente, ela será um instrumento valioso para lhe fazer mais feliz e calmo. Aprenda a lidar com a mente e como desenvolver o poder da mente positiva através do yoga. Clique aqui no meu texto anterior: Controle sua mente e livre-se dos maus pensamentos.

Compreenda que a verdadeira felicidade não depende das condições externas ou dos seus desejos. Ela vem da tranquilidade e amabilidade da mente que traz a paz interior.

Não viva preso no tempo. Nem viva das memórias do passado nem das expectativas do futuro. Quanto mais você estiver no passado ou no futuro, mais você perde de saborear a vida que só acontece no agora.
Seja responsável e correto, mas liberte-se da preocupação. Ela não é necessária e não serve para nenhum propósito. Não resolve nada se preocupar. Apenas desgasta sua energia e tira sua serenidade.

Viva com a leveza de espírito e sentimento de gratidão, sem seriedade excessiva e perfeccionismo. Não deixe que o ego tire sua espontaneidade ou alegria.

Pare de se limitar e de se julgar. Liberte-se das crenças limitantes que impedem você de progredir e alcançar suas metas. Não se preocupe com as opiniões dos outros sobre você. Seja autêntico e goste de você mesmo.

Aprenda a trazer sua mente para o que estiver fazendo. Treine estar focado nas pequenas ações cotidianas. Assim, você se sentirá mais tranquilo e confiante, sem tristeza e medo. Vale a pena investir nesse treinamento e alcançar a mente pacífica e contente.

Escolha estar no momento presente, o único momento que existe. Aceite suas escolhas e consequências. Aceite sua vida e os acontecimentos. Escolha viver sem estresse, ansiedade ou culpa. Lembre-se: “Pode quem pensa que pode.” E, você pode ser mais feliz, conquistando o poder de estar mais presente no aqui e agora. Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!