imagem de capa

Vitamina C não serve só para prevenir resfriados

Da Redação

Vitamina C é antioxidante, fortalece o sistema imunológico e preserva elasticidade e resistência da pele

Alimentação rica em vitamina C - frutas cítricas (laranja, limão, lima), acerola, kiwi, caju, mamão, morango, tomate, vegetais folhosos, brócolis, ervilha e couve

Quem acha que a vitamina C só é útil na hora de prevenir resfriados, está muito enganado. Ela tem muitos mais benefícios para a nossa saúde e até beleza.

A vitamina neutraliza os radicais livres, preservando dessa forma a firmeza, elasticidade e resistência da pele, o que ajuda também a prevenir o aparecimento de manchas e o antienvelhecimento precoce.

Alimentação rica em vitamina C

Uma alimentação rica em vitamina C ajuda na absorção do cálcio e por conseqüência, fortalecimento dos ossos, e faz com que a cicatrização seja melhor, pois favorece a síntese do colágeno. A vitamina C é fácil de ser encontrada em alimentos do nosso dia-a-dia, como na laranja, brócolis, ervilha, tomate, couve, mamão, morango, entre outros.

Vitamina C e o sistema imunológico

Segunto a professora titular em Nutrição Humana Jocelem Salgado (ESALQ), essa vitamina antioxidante estimula a resistência às infecções através da atividade imunológica de leucócitos. Ela aumenta a produção dessas células de defesa, que tem efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções. Acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, tomates e vegetais folhosos crus são fontes excelentes. Morangos, repolho e pimentão verde são boas fontes.

Vitamica C e o calor

Jocelem acrescenta: "Mas não se esqueça: a vitamina C é facilmente destruída pela luz e pelo calor. Um suco de laranja com acerolas, por exemplo, deve ser consumido imediatamente após preparo para que não haja grande perda da vitamina C"

O importante é conseguir balancear a alimentação de forma que se ingira em uma refeição todos os nutrientes necessários. "Não é só a falta de vitaminas e minerais que podem prejudicar o organismo, o excesso também", explica a nutricionista funcional Daniela Jobst.

 


Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.

O que você achou do novo Vya Estelar?