Viver novas experiências nos aproxima da realidade

por Thaís Petroff  

“Permita-se vivenciar o diferente…”

Continua após publicidade

Em TCC (terapia cognitivo-comportamental) trabalha-se muito com a parte cognitiva, ou seja, em identificar os pensamentos e crenças negativos e desafiá-los.

 Esse desafio se dá tanto por um questionamento levando a novas maneiras de perceber o contexto, quanto também, por testar novos comportamentos em situações nas quais há uma previsão negativa e, diante disso, fazer avaliações e constatações do resultado.

Desse modo, é muito importante que independente de estar ou não em processo terapêutico, se tenha o hábito de experienciar.

– Quantas vezes pensamos algo negativo e isso nos impede de fazer algo que gostaríamos?

Continua após publicidade

– Será que se fôssemos testar a validade desse pensamento através de termos o comportamento desejado ou ainda algum outro comportamento diferente do nosso padrão, não poderíamos nos surpreender com o que ocorreria?

– Inúmeras vezes constato que sim!

Mas, isso é importante de ser verificado pela própria experiência de cada um.

Continua após publicidade

Outro ponto importante adquirido através do ato de experimentar novas possibilidades de agir… é o de aprimorar os próprios comportamentos.

Quando nunca fizemos algo, não temos noção alguma (ou talvez somente pela observação alheia) de como fazer isso, da medida de energia que deve ser empregada etc. A partir do momento em que nós mesmos fazemos algo, mesmo que erremos (e, muitas vezes isso acontecerá quando fizermos alguma coisa pela primeira vez), passamos então a ter algum parâmetro para numa próxima vez o utilizarmos como base para a construção do comportamento que será adotado.

Um exemplo bastante prático e fácil de visualizar é: se você nunca arremessou uma bola de basquete na cesta, muito provavelmente terá dificuldades. Você até pode ter uma grande sorte de principiante e acertar logo de cara o primeiro arremesso mas, com muita probabilidade não acertará no segundo, simplesmente por ter sido sorte e não um comportamento programado com base em um aprendizado que você teve.

Por outro lado, se começa a arremessar com consciência da distância que está, da força que está empregando, do ângulo que está lançando… vai aos poucos se autorregulando e, após algumas tentativas e treino, sua mira estará muito melhor por conta de você ter aprendido com sua experimentação. Assim é com a vida e com os comportamentos que podemos adotar diante das situações que nos aparecerem.

Permita-se vivenciar o diferente, isso te tira da zona de conforto, o que traz temores, mas, além de lhe trazer novas possibilidades e resultados, isso também permite viver mais o mundo da realidade e não só o que você cria em sua mente. Teste isso!