“Vó deseduca e mãe educa”: como sair desse dilema?

por Blenda de Oliveira

"Avós são muito importantes, mas como bons parceiros e colaboradores para o crescimento dos netos"

Continua após publicidade

"Tenho uma filha de um ano e quatro meses. Minha sogra quer levá-la para a casa dela todos os dias. Acho um exagero. O lema dela é: "vó deseduca e mãe educa". Acho errado: o papel de vó e dar carinho e atenção e não ensinar coisas erradas – o que ela faz. Ela trata bem só minha filha, que é a mais nova dos netos. Ela tem mais sete netos e trata muito mal a todos; chama as meninas até de cadela e os meninos de mal-educados pra cima… E se minha filha crescer e for tratada assim!? Meu marido não gosta muito quando eu não a deixo levar minha filha para a casa dela, mas tento evitar esse contato seguido. O que mais posso fazer?"

Resposta: Avós não educam, mas não devem atrapalhar. O fato de não estarem responsáveis pela educação não tem a ver com deseducar.

No caso de sua sogra, tendo em vista como trata os netos, é interessante que os limites sejam bem claros.

Você pode realmente determinar os dias que sua filha poderá ir e o tempo em que ficará. De preferência, um tempo não muito longo. Talvez a sua sogra seja uma avó melhor quando os netos são bem pequenos. Quando crescem, torna-se inadequada e comete exageros na forma como se comunica com as crianças.

Continua após publicidade

É lamentável que comporte-se dessa forma, pois cria nos outros netos situações emocionais que podem ser graves para a vida de cada um deles – como por exemplo abalar a autoestima. Avós são muito importantes, mas como bons parceiros e colaboradores para o crescimento dos netos. Quando atrapalham e criam situações como as descritas por você, considero uma convivência pouco frutífera e pouco afetuosa.